Indústria de beneficiamento de frutas e hortaliças

Indústria de beneficiamento de frutas e hortaliças. Com as novas tecnologias e técnicas avançadas de cultivo, sempre surgem novidades, o que atrai ainda mais o consumidor que busca um produto diferenciado.

A demanda por produtos embalados (frescos) próprios para consumo torna esse negócio uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro

Indústria de beneficiamento de frutas e hortaliças Os consumidores buscam qualidade nos produtos frescos, picados e embalados, prontos para consumo.

A indústria de beneficiamento de frutas e hortaliças é uma ideia na qual vale a pena investir. A demanda por produtos embalados (frescos) próprios para consumo torna esse negócio uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro e obter êxito no mercado. Com as novas tecnologias e técnicas avançadas de cultivo, sempre surgem novidades, o que atrai ainda mais o consumidor que busca um produto diferenciado.

Segundo a professora Maria Isabel Fernandes Chitarra, do Curso CPT Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças, o mercado consumidor está cada vez mais exigente e a novidade, com grande aceitação, está por conta das frutas e hortaliças selecionadas, higienizadas, picadas e embaladas, prontas para serem consumidas, chamadas de alimentos frescos minimamente processados.

O Brasil possui as mais diversas variedades de frutas e hortaliças, perfeitas para passarem pelo processamento na indústria sem que suas qualidades sensoriais (sabor e aroma) e visuais (cor e aparência) sejam afetadas. Entretanto, a matéria-prima deve ser adquirida de fornecedores que ofereçam um produto de qualidade, a baixo custo e com rápida entrega.

Como comprar a matéria-prima e os equipamentos?

Antes de pensar no beneficiamento dos frutos e das hortaliças, o empresário deve saber como comprar a matéria-prima, os equipamentos e os utensílios. Principalmente porque as compras influenciam na produção, tornando-a rentável e econômica.

Para isso, é essencial um planejamento estratégico para que os produtos beneficiados alcancem alto padrão de qualidade, com baixos custos e sem desperdícios. Portanto, deve-se alinhar bem o custo-benefício no ato da compra.

Quais os principais canais de distribuição dos produtos beneficiados?

Quem investir no processamento mínimo de frutos e hortaliças possui uma ampla possibilidade de comercializar os seus produtos. Bons negócios podem ser fechados com supermercados, restaurantes, buffets, feiras livres, quitandas, food trucks, lanchonetes, escolas particulares, cursinhos, spas, academias de ginástica, entre outros.

Entretanto, para isso, é de fundamental importância manter o padrão de qualidade, fornecer produtos variados, garantir rapidez nas entregas e construir um bom relacionamento com os clientes.

O que é preciso para iniciar os negócios?

Para iniciar os negócios, o empresário deverá investir na montagem da estrutura e na instalação dos equipamentos. Em relação à estrutura, a área ideal para implantar a indústria de beneficiamento deverá apresentar cerca de 150 m² ou mais (todas as instalações deverão seguir tanto as normas de segurança como as de vigilância sanitária).

Os equipamentos a serem adquiridos a princípio são: tanques de limpeza, câmara de congelamento, processadora a vapor, balança de chão e de mesa, dosadeira manual, picadeiras, cortadeiras, descascadoras, seladeiras, embaladeiras, contendores e outros.

Então, quer montar sua indústria de beneficiamento de frutos e hortaliças? Acredite e invista nessa ideia!

Fonte: Novo Negócio.

Andréa Oliveira 23-02-2016 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.