Fábrica de embutidos: negócio promissor e lucrativo

Muito apreciados popularmente, os embutidos são produtos cárneos envoltos em tripas de animais ou sintéticas

Fábrica de embutidos: negócio promissor e lucrativo

Atualmente, investir em fábrica de embutidos é uma forma promissora e rentável de vencer como empreendedor. Muito apreciados popularmente, os enchidos são produtos cárneos (preparados principalmente de carne suína) envoltos em tripas de animais ou sintéticas. Elaborados com ervas, especiarias e carne moída ou picada, eles enriquecem churrascos, feijoadas e lanches, com grande demanda no mercado.

“Os embutidos podem ser frescos, cozidos ou secos, alguns com maior tempo de prateleira; outros com até 6 dias para consumo. Além dos embutidos de carne de porco, boi ou ave, hoje, temos outras opções, como carne de carneiro ou avestruz. Os mais conhecidos são as linguiças, as salsichas e os salames”, destaca Newton de Alencar, professor do Curso CPT Produção de Embutidos - Fabricação Artesanal e Escala Industrial.

Onde implantar?


A fábrica de embutidos não deve ser implantada próxima a comércios, residências e locais públicos. O mais recomendado é que seja instalada na zona rural; porém, perto dos fornecedores de matéria-prima (carne). Para maior fluidez no transporte de materiais e produtos prontos, a frente da fábrica deve apresentar 5 metros para a livre circulação de veículos, principalmente caminhões.

Além disso, o local deve ser afastado de aterros sanitários e áreas sujeitas a inundações. Ou seja, o proprietário deve prever quaisquer possibilidades de agentes contaminantes comprometerem seus produtos. Outro fator a ser considerado é garantir que a estrutura da fábrica não permita a ação de fungos causadores de mofos.

Qual a estrutura?


Para começar, 80m² de área já bastam se o objetivo for uma fábrica de porte menor. O mais importante é reservar uma área de, no mínimo, 40m² para a produção. O teto, o piso e as paredes devem ser impermeáveis para facilitar a limpeza e permitir a desinfecção do ambiente. O local deve ser bem ventilado, livre de alta umidade e temperaturas elevadas. O empreendedor também deve investir em boas instalações elétricas e rede de esgoto.

Na fábrica, devem haver câmara a frio, com temperatura continuamente monitorada, além de sala de secagem de produtos. Também deve haver uma sala para defumação de embutidos, o que amplia o leque de produtos e aumenta a rentabilidade do negócio. Um espaço para recepção de mercadorias e outro para estoque de materiais são essenciais.

Onde vender?


A demanda por produtos cárneos embutidos é ampla. Há inúmeras possibilidades de comercialização. Com boa divulgação e produtos diferenciados, a carta de clientes aumentará: empórios, boutiques de carne, armazéns, mercearias, lojas de conveniência, mercados, supermercados, feiras livres e até mesmo eventos gastronômicos. Uma dica é oferecer degustação para que o público conheça os produtos.

Conheça os Cursos CPT da Área Indústria da Carne.

Leia o artigo "Butique de carnes - lucre com essa ideia."

Fonte: montarumnegocio.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 11-12-2019 Agronegócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.