Dicas para montar uma fábrica de tomate seco

O tomate seco é comercializado temperado com ingredientes variados e conservado no azeite de oliva

Dicas para montar uma fábrica de tomate seco

Segundo Paulo César Stringheta, professor do Curso CPT Produção de Tomate Seco em Conserva e Shiitake Desidratado, a produção de tomate seco é originária dos vilarejos do sul da Itália, mas com significativa expansão na gastronomia mundial, incluindo a brasileira. Na Califórnia, é comum a produção do tomate seco ao sol, que é comercializado temperado com ingredientes variados e conservado no azeite de oliva. Trata-se de um produto promissor, com grande demanda e boa lucratividade.

Investimento inicial


Quem pretende montar uma fábrica de tomate seco deve investir, no mínimo, R$130 mil. Esse montante engloba gastos com a abertura da empresa, compra de equipamentos e reformas na estrutura da fábrica. Sem falar no capital de giro necessário para a manutenção dos negócios.

Plano de negócios


Após uma criteriosa pesquisa de mercado, o empreendedor deve fazer o plano de negócios onde devem estar detalhados desde o capital para investimento até a escala de produção. Por meio dele, é possível avaliar a viabilidade da fábrica e projetar o faturamento mensal, além de outros aspectos de suma importância.

Estrutura


Para produzir tomate seco, a estrutura pode se limitar a 200 m². Entretanto, ela deve ser dividida em: área de recepção da matéria-prima; área para seleção e lavagem dos tomates; área de produção do tomate seco; área para processamento final; área para depósito do produto final. Sem falar das áreas menores reservadas para a copa, os banheiros feminino e masculino, a recepção e o escritório.

Equipamentos


Para colocar a fábrica de tomate seco em funcionamento, é essencial adquirir equipamentos de qualidade. Nesse sentido, o empreendedor deverá comprar um fogão industrial, um forno desidratador, uma lavadora automática, um congelador, um carrinho transportador de bandejas, uma mesa com tampa de aço inox, uma câmara fria, um datador de embalagens, um selador, uma balança, além de impressoras matricial e de cupom fiscal.

Fornecedores


Os fornecedores de tomates devem oferecer matéria-prima de qualidade. Para isso, visite os melhores produtores da região e negocie com eles. Para se tornar um diferencial no mercado, basta fechar parcerias com produtores de tomates orgânicos. Dessa forma, o empreendedor agrega maior valor ao produto.

Funcionários


Deverão ser contratados um profissional responsável pela copa e outro para a recepção, além de um auxiliar administrativo. Para produzir tomate seco, serão necessários três profissionais (no mínimo). Quanto à gestão do negócio, ela pode ser feita pelo próprio empreendedor. Entretanto, é imprescindível investir em capacitação profissional de qualidade para melhores resultados.

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:

Produção de Tomate Seco em Conserva e Shiitake Desidratado

Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Vegetais Desidratados

Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas

Fonte: Montar um Negócio

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 02-06-2021 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.