Dicas para montar fábrica de queijo Canastra

O projeto da fábrica de queijo Canastra deve ter aprovação de órgãos específicos para o funcionamento

Dicas para montar fábrica de queijo Canastra

“Após o tombamento do queijo Canastra, pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e a regulamentação de sua produção, um dos queijos mais famosos da região de São Roque de Minas ganhou maior valor comercial e garantia de qualidade para o consumidor, tanto na região produtora quanto nos grandes centros”, afirma Célia Lúcia de Luces Fortes Ferreira, professora do Curso a Distância Produção de Queijo Artesanal do Serro e Canastra.

A produção dessa deliciosa iguaria emprega técnicas que passaram, de geração a geração, até que o produto final adquirisse textura e sabor típicos do autêntico queijo Canastra. Para que o produtor alcance alto padrão de qualidade, são necessários alguns cuidados específicos com o leite cru e o “pingo”. Na fase final do processo de fabricação, o queijo apresenta uma massa mais seca.

A massa do queijo Canastra é preparada com leite cru, fermento láctico, coagulante bovino e cloreto de cálcio. No processo, ela é colocada em formas com dessoradores e, depois, prensada. A boa procedência do leite é um fator determinante para a qualidade do queijo. Outro fator imprescindível para a fabricação de queijos de alto padrão é a cura. Por meio dela, obtêm-se textura, sabor e cores próprios do Canastra.

Embalagem


Quando o queijo Canastra estiver pronto para comercialização, ele deve ser adequadamente embalado. Na embalagem, devem ser informados o nome do fabricante, o CNPJ da empresa, o endereço da fábrica e os ingredientes utilizados na fabricação, além de outros dados importantes. Não se pode esquecer, de forma alguma, do selo de fiscalização aprovado por órgão específico.

Comercialização


A comercialização do queijo Canastra pode ser feita em feiras livres, hotéis-fazenda, quitandas, mercearias, armazéns, empórios, além de mercados e supermercados. Os formatos podem ser variados, os mais comuns são os redondos ou em barras. As peças de queijo podem ser vendidas inteiras ou em pedaços. Alguns fabricantes do Canastra incorporam no produto condimentos e outros ingredientes, como alho, pimenta e azeitona.

Exigências técnicas e legais


O projeto da fábrica de queijo Canastra deve ter aprovação de órgãos específicos para o funcionamento e comercialização do produto. É de fundamental importância que os funcionários sigam as normas técnicas de higienização e manipulação de alimentos, o que garante a segurança sanitária e a qualidade do produto final. Antes de se fabricar o queijo Canastra, o leite cru deve ser submetido à análise laboratorial. O queijo Canastra finalizado também deve passar por avaliações periódicas.

Estrutura da fábrica


A fábrica de queijo Canastra deve ser bem estruturada, para o bom fluxo das operações fabris. Ela deve contar com plataforma de recepção de leite; laboratório; sala de fabricação; depósito de condimentos; câmara fria; área de embalagem; área de expedição; caldeira; escritório; sala da inspeção; banheiros, vestiários e refeitório para os funcionários.

Conheça os Cursos a Distância da Área Laticínios.

Leia o artigo "Como produzir Queijo Canastra: coagulação, corte, retirada do soro, enformagem, salga e cura".

Fonte: comoiniciar.com.br

Andréa Oliveira 08-11-2018 Agronegócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.