Dicas para montar escritório de consultoria rural

Dicas para montar escritório de consultoria rural. É preciso espírito empreendedor, além de conhecimentos aprofundados em administração rural.

Para montar escritório de consultoria rural, é preciso espírito empreendedor e conhecimentos na área rural

Dicas para montar escritório de consultoria rural O consultor rural deve ter conhecimentos em administração rural e melhoramento animal

Para montar escritório de consultoria rural, é preciso espírito empreendedor, além de conhecimentos aprofundados em administração rural, planejamento, assistência técnica, inseminação artificial e melhoramento animal. Para isso, é preciso organizar uma equipe de profissionais especializados, que tenham mérito para tal. O reconhecimento e a experiência no mercado também contam como pontos positivos. Portanto, antes de iniciar os negócios, é preciso mensurar muito bem os prós e os contras que envolvem esse tipo de empreendimento.

No programa de consultoria rural, o empreendedor e sua equipe deverão organizar um planejamento, que faça projeções dos gastos com remuneração de funcionários, manutenção de veículos e equipamentos, combustíveis, pagamento a fornecedores, compra de ração animal, despesas com médicos veterinários, entre outras despesas. Somados a elas, devem vir o cronograma de investimento, o plano técnico sobre tecnologias e métodos, a contratação e a dispensa de pessoal, além de compras e vendas de animais e insumos.

Como se destacar no mercado e ganhar da concorrência?

Como vimos, o escritório de consultoria rural requer profissionais especializados em várias áreas. Uma dica é optar por um campo de atuação e investir nesse trabalho com força e dedicação, aliadas à experiência no ramo, que permitam ótimos resultados em curto prazo. Afinal, a concorrência é acirrada, principalmente se levarmos em conta as inúmeras empresas públicas de consultoria rural existentes no país. Sem falar dos vários projetos governamentais como o ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural, além de outras tantas empresas privadas de consultoria rural.

Como deve ser apresentada a proposta de consultoria?

A proposta de consultoria rural deve aparecer da seguinte forma: com a identificação da consultoria, a qualidade dos produtos/serviços e a classificação dos produtos ou serviços oferecidos. Além disso, devem ser detalhados os produtos e serviços oferecidos, assim como seus principais objetivos, a solução de problemas, os resultados pretendidos e como chegar até eles. Em relação ao conteúdo do documento, este deve apresentar sumário, introdução, corpo textual – com fundamentações e exemplos, além de conclusão, bibliografia e anexos.

A consultoria rural deve se preocupar com quais aspectos?

A consultoria rural deve se preocupar com a otimização dos processos das empresas rurais. Tudo deve ser planejado para que o produtor rural alcance os melhores resultados, com aumento da produtividade e da qualidade dos produtos. Por isso, os consultores devem considerar a maneira como é implantada a gestão rural para que se alcance a melhor performance. Por exemplo, a consultoria deve buscar a solução de problemas referentes ao planejamento da produção, ao armazenamento, à reciclagem de resíduos, ao manejo de animais e outros.

Fonte: Novo Negócio.

Conheça o Curso a Distância CPT Planejamento e Gestão Financeira da Empresa Rural, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Fabiano Alvim Barbosa, médico veterinário (UFMG), Mestre em Zootecnia, na área de Nutrição Animal (UFMG), e Doutor em Zootecnia na área de Produção Animal (UFMG).

Andréa Oliveira 19-04-2017 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.