Dicas essenciais para um centro hípico de sucesso

Dicas essenciais para um centro hípico de sucesso e destaque no mercado. Mas para que os negócios fluam bem, são necessários conhecimento prévio do empreendedor e especialização profissional da equipe.

Para um centro hípico de sucesso, é imprescindível elaborar um bom planejamento, além de possuir conhecimento prévio sobre os negócios

Dicas essenciais para um centro hípico de sucesso Funcionários bem treinados e capacitados são o fator-chave para o sucesso do centro hípico.

Investir em um centro hípico é um negócio bastante viável e lucrativo, mesmo sendo um projeto árduo e com alto valor de investimento. Mas como todo negócio, é imprescindível elaborar um bom planejamento e projetar resultados. Além disso, para que os negócios fluam bem, são necessários conhecimento prévio do empreendedor sobre cavalos, por exemplo, além de especialização profissional da equipe.

Segundo os professores Haroldo Vargas Leal Júnior e Lúcia Maria Viggiano, do Curso CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico - Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, os esportes equestres são atividades saudáveis e prazerosas, que crescem de forma rápida em todo o país. Portanto, há grande demanda no mercado para esse tipo de negócio.

Para que você obtenha êxito nessa empreitada, escolhemos algumas dicas essenciais para um centro hípico de sucesso.

Planejando a localização

A implantação do centro hípico deve ser feita em um local plano, sem irregularidades no terreno. Caso contrário, os cavalos podem ferir seus cascos e os(as) cavaleiros/amazonas podem sofrer quedas sem necessidade.

Lembre-se de planejar bem o espaço conforme o número de equinos do centro hípico. O local deve garantir o bem-estar animal, a facilidade de manejo e a livre movimentação dos equídeos.

Pense também nas baias e trincheiras a serem construídas, que garantam proteção e conforto para os cavalos.  Que sejam preferencialmente de alvenaria e de tamanhos variados, para abrigarem animais de diversos portes e idades.

Não se esqueça de um espaço para os visitantes e clientes do centro hípico! Você pode planejar um local aconchegante e oferecer alguns serviços especiais enquanto esperam.

Escolhendo os cavalos

Primeiramente, o empresário deve saber que há cavalos para diversos fins: trabalho, esporte e lazer. Para o centro hípico, o equino ideal é para esporte e/ou lazer. A raça mais conhecida com fins esportivos é o Mangalarga. Dentre suas principais habilidades estão os movimentos rápidos e variados conforme a manobra do(a) cavaleiro/amazona.

Já os equinos para lazer, os melhores são o Marchador e a Campolina ou Campeira. Essas raças não exigem grande conhecimento da pessoa em hipismo, pois já são treinadas para marcha, trote e caminhada leve, sem colocar em risco o(a) cavaleiro/amazona inexperiente. Por isso, são ideais para crianças.

Contratando a equipe

Os funcionários bem treinados e capacitados são o fator-chave para o sucesso do centro hípico. Portanto, acima de tudo, desenvolva um bom relacionamento com a equipe, primando pela sinceridade e confiança.

Conflitos irão existir, mas saiba lidar com eles sem desrespeitar ou agredir verbalmente os funcionários. Tudo deve ser conversado e negociado para o bom andamento das atividades. Seja cordial e educado, embora firme!

Fontes: WikiHow e Comofas?

Andréa Oliveira 19-11-2015 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.