Criação de rãs - negócio promissor e lucrativo

Criação de rãs - negócio promissor e lucrativo. Para iniciar o ranário, a estrutura não precisa ser grande - basta um tanque com bom tamanho e vegetação que lembre o habitat natural das rãs.

Para iniciar o ranário, a estrutura não precisa ser grande - basta um tanque com bom tamanho e vegetação que lembre o habitat natural das rãs

Criação de rãs - negócio promissor e lucrativo O tanque-ilha deve contar com baias, que permitam às rãs a locomoção entre o ambiente seco e o aquático.

A criação de rãs é um negócio promissor e lucrativo, além de exigir investimento inicial relativamente baixo. "Nos últimos anos, foram desenvolvidas novas tecnologias - inclusive com o surgimento de novos criadores e reaquecimento do mercado", afirma Samuel Lopes Lima, professor do Curso a Distância CPT Criação de Rãs - Novas Tecnologias, disponível . Com isso, a demanda por informações tecnológicas cresceu, assim como a potencialização da produtividade dos ranários brasileiros.

Para iniciar o ranário, basta uma estrutura com cerca de 800 m²

Para iniciar a criação, a estrutura não precisa ser grande - em média, 800 m². Basta um tanque com bom tamanho e vegetação que lembre o habitat natural desse interessante anfíbio. Recomenda-se que as plantas se desenvolvam na própria água do tanque - contanto que ela apresente boa oxigenação e seja limpa para garantir a plena saúde das rãs.

O tanque-ilha não deve ultrapassar os 40 cm de profundidade

Em relação ao tanque, este deve ser construído com compartimentos retangulares. Suas laterais devem ser feitas em cimento ou placas de argamassa. Além disso, o fundo deve apresentar um leve declive - nele serão colocados os girinos em período de reprodução. Conhecido como tanque-ilha, o local de criação das rãs deve alcançar profundidade de, no máximo, 40 cm.

Os tanques devem contar com baias - para que as rãs mudem de ambiente

Quando alcançarem dois meses, as rãs devem ser transferidas para um local seco, mas perto da água. Para isso, os tanques devem contar com baias que permitam aos anfíbios a locomoção entre ambos os locais (ambiente seco e aquático). Neles, as rãs serão alimentadas - até alcançarem o peso ideal para o abate.

Durante a engorda, as rãs devem ser alimentadas quatro vezes ao dia ou mais

A alimentação das rãs deve ser balanceada - com disponibilidade de ração, no mínimo, quatro vezes ao dia. Como complemento da dieta, podem ser fornecidas larvas vivas de moscas - é bom lembrar que as rãs são caçadoras natas. Portanto, até a ração deve ser lançada a uma distância que permita à rã se exercitar. Dessa forma, ela se alimentará mais e ganhará peso com mais rapidez.

As rãs se reproduzem, em média, quatro vezes ao ano

A reprodução das rãs acontece, em média, quatro vezes ao ano - quando é depositada uma quantia enorme de ovos. Estes devem ser levados a outro tanque para monitoramento e controle - até que os girinos nasçam saudáveis e vigorosos. Em geral, 30% dos ovos não se desenvolvem - e os que conseguem se desenvolver formam girinos após 20 dias da postura.

Os girinos viram rãs gordas após quatro meses ou mais

O ideal é que os girinos sejam bem alimentados até alcançarem maior peso. Isso ocorre após quatro meses ou mais - quando os girinos viram rãs gordas e saborosas, próprias para abate e comercialização.

Fonte: Novo Negócio.

Andréa Oliveira 14-07-2016 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

naim busssamra neto

13-05-2020

Estou interessado na criação!!!

Resposta do Como Montar

15-05-2020

Olá,Naim

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT disponibiliza na área em questão o curso: Criação de Rãs - Novas Tecnologias que ao adquiri-lo você irá aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes