Criação de peixes: baixo custo e boa lucratividade

Para que o piscicultor seja bem-sucedido na criação de peixes, é necessário um bom estudo de mercado, além do conhecimento sobre as espécies de peixes mais adequadas à região.

Para que o piscicultor seja bem-sucedido na criação de peixes, é necessário um bom estudo de mercado, além do conhecimento sobre as espécies de peixes mais adequadas à região

 

Criação de Peixes - baixo investimento e boa lucratividade Para o sucesso da criação de peixes, são necessários uma boa conformação do terreno, além de um aporte de água em abundância e de boa qualidade


A evolução tecnológica da piscicultura brasileira possibilitou a expansão dos criatórios de peixes em diversas regiões do país. Além disso, com as mudanças nos hábitos dos brasileiros, a demanda por peixes tem aumentado de forma marcante, o que atrai novos investidores e empreendedores. Independentemente do tipo de mercado, muitos piscicultores veem a atividade como um negócio lucrativo e com baixo custo.


Comercialização de peixes in natura, processamento industrial de peixes (pescado) e distribuição de peixes para pesque-pagues são algumas das atividades mais rentáveis da piscicultura. Entretanto, para que o piscicultor seja bem-sucedido, é necessário um bom estudo de mercado, além do conhecimento sobre as espécies de peixes mais adequadas à região, assim como a implantação dos viveiros e o sistema de criação mais propício. Todos são fatores essenciais para que os negócios sigam rumo ao sucesso.


Da mesma forma, "para que o negócio seja viável na propriedade, são necessários alguns pré-requisitos básicos, como uma boa conformação do terreno para a criação de peixes, além de um aporte de água em abundância e de boa qualidade", afirma Giovanni Resende, professor do Curso CPT Criação de Peixes - Como Implantar uma Piscicultura.


Escolha das espécies de peixes


"Criar tilápias é um bom negócio, pela facilidade de manejo, curto ciclo, baixo custo de produção e grande aceitação no mercado", afirma Manuel Vazquez Vidal Junior, professor do Curso CPT Criação de Tilápias. "Já o pacu e o tambaqui têm sido bastante cultivados, pois são peixes apreciados por sua carne firme e de excelente sabor, além de serem espécies com grande habilidade de ganho de peso, rusticidade e adaptabilidade a viveiros", completa o especialista do Curso CPT Criação de Pacu e Tambaqui.


Segundo José Eduardo Aracena Rasguido, professor CPT da área Piscicultura, o surubim - também conhecido como pintado, é uma espécie de peixe nobre, sem escamas, que possui carne branca de sabor agradável e, por isso, apresenta grande aceitação pelos consumidores. Além disso, no mercado nacional, a carne de surubim vem sendo comparada com o salmão. Portanto, alcança bom valor comercial.


Escolha do sistema de criação


O sistema semi-intensivo de criação de peixes é o mais utilizado na piscicultura mundial. Inclusive 95% das pisciculturas do Brasil adotam esse sistema, pois é o que apresenta melhores resultados. Nele, a produção de alimento natural - como zoo e fitoplâncton, é a principal fonte de alimento dos peixes. Quando por barramento, o sistema apresenta níveis baixos de monitoramento da qualidade da água. Quando por derivação, o sistema pode apresentar níveis intermediários de monitoramento da qualidade da água ou monitoramento intensivo da água por meio de aeradores mecânicos.

 

Fonte: Emprega Brasil.

 

 

 

Andréa Oliveira 01-03-2017 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.