Como montar fábrica de frutas e vegetais desidratados

Como montar fábrica de frutas e vegetais desidratados. Dentre as principais vantagens dos produtos desidratados, destaca-se a redução do peso original - após a secagem, as frutas e os vegetais ficam 1/5 mais leves.

Como montar fábrica de frutas e vegetais desidratados As frutas e os vegetais ficam 1/5 mais leves do que antes da desidratação

"A desidratação é uma técnica simples de conservação de alimentos, com custo inicial de implantação relativamente baixo, se comparado a outras técnicas. Ela pode ser aplicada a uma grande variedade de frutas e vegetais, como forma de aproveitar o excedente de muitos produtos com produção concentrada em determinadas épocas do ano", afirma Pedro Luis Santos Meloni, professor do Curso a Distância CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas em Livro+DVD e Online.

A técnica de desidratação surgiu em período de guerra

Desenvolvida inicialmente em período de guerra, com o principal objetivo de conservar os alimentos, a secagem de frutas e vegetais tornou-se um meio de ganhar dinheiro comercialmente ao longo das décadas. Hoje, não apenas as indústrias de alimentos passaram a usar a técnica, como também as pessoas, em suas próprias casas, com conhecimento sobre todo o processo de secagem. Muitas delas, inclusive, montaram uma pequena fábrica e obtiveram êxito no empreendimento.

Principal vantagem das frutas e dos vegetais desidratados

Dentre as principais vantagens dos produtos desidratados, destaca-se a redução do peso original - após a secagem, as frutas e os vegetais ficam 1/5 mais leves do que antes da desidratação. E o melhor de tudo: as vitaminas e os minerais são preservados em quantidade e qualidade. Entretanto, é preciso que o ambiente de beneficiamento tenha umidade relativa do ar controlada continuamente. Além disso, após o término do processo, as frutas e os vegetais secos devem ser embalados à vácuo para evitar a entrada de ar.

Qual o consumidor final das frutas e dos vegetais desidratados?

Além do consumidor convencional, as frutas e os vegetais desidratados apresentam grande demanda em estabelecimentos diversos, como: escolas, lojas de produtos naturais, casas de festas, bufês, mercados, pizzarias, lanchonetes, bares e restaurantes. Mas é preciso realizar previamente uma pesquisa de mercado minuciosa antes de montar o negócio. Afinal conhecer o perfil do público-alvo é fator-chave para o sucesso do empreendimento.

Fatores a serem considerados na escolha da localização

->Há concorrentes no raio de atuação da fábrica?

->O local de instalação é perto dos clientes?

->Os clientes têm fácil acesso ao local?

->Quais as principais características da rua?

->Qual a distância entre a fábrica e os fornecedores?

->A localização permite o fácil escoamento dos produtos?

Após avaliar todos os aspectos essenciais ao triunfo dos negócios, o próximo passo é começar a produzir frutas e vegetais desidratados a pleno vapor.

Fonte: novonegocio.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Agroindústria.

Andréa Oliveira 17-03-2018 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.