Como iniciar o cultivo de girassol e obter sucesso

Como iniciar o cultivo de girassol e obter sucesso. Antes de iniciar o cultivo de girassol, é fundamental escolher as espécies de acordo com suas finalidades comerciais.

Como iniciar o cultivo de girassol e obter sucesso Os girassóis necessitam de boa luminosidade e bom índice pluviométrico


"O girassol é uma planta versátil - alimentação animal e humana, produção de biocombustível, fabricação de cosméticos e medicamentos, com boa rentabilidade e cultivo relativamente fácil. Nos últimos anos, a produção de girassóis tem crescido, graças à grande demanda do mercado interno e ao deslocamento progressivo das importações dos grãos", afirma Maria Regina Gonçalves Ungaro, professora do Curso a Distância CPT Cultivo e Processamento de Girassol e Online.

Na verdade, muitos empreendedores têm investido no cultivo de girassol, devido às inúmeras possibilidades e oportunidades de negócio. Além de amplamente viável em nível comercial, o girassol apresenta viabilidade técnica, tendo em vista à excelente adaptação da planta ao nosso clima tropical. Dessa forma, o produtor não precisa investir em equipamentos, para garantir equilíbrio climático no plantio e na colheita do girassol.

Região ideal para o cultivo

Além de permitir um bom escoamento da produção, o local para o cultivo de girassol deve favorecer o bom desenvolvimento da planta. Embora ela se adapte muito bem ao nosso clima, a faixa de temperatura ideal deve permanecer entre 15 e 30°C. Afinal, o girassol requer boa luminosidade e chuvas regulares. Como não apresenta boa performance em solos inférteis e mal drenados, é indispensável realizar a análise do solo em laboratório, para as correções necessárias.

Espécies de girassol recomendadas

Antes de iniciar o cultivo de girassol, é fundamental escolher as espécies de acordo com suas finalidades comerciais. As preferidas dos agricultores brasileiros são o Girassol Anão, o Girassol Gigante e o Girassol Comum. Se o objetivo for extração das sementes para fabricação de óleo vegetal, o Girassol Anão é ideal, pois produz mais sementes - devido ao maior tamanho do botão floral. Caso o cultivo seja voltado ao mercado de plantas ornamentais, tanto o Girassol Gigante como o Girassol Comum são amplamente recomendados.

Dicas de semeadura e irrigação

Na semeadura do girassol, as covas devem apresentar 10 cm de profundidade e 6 cm de largura. Em cada cova, devem ser lançadas apenas três sementes. Após o plantio, a área deve ser irrigada para estimular a germinação. Em períodos de estiagem ou redução do índice pluviométrico, a irrigação do girassol se torna estritamente necessária. Durante a germinação, é preciso irrigar diariamente toda a plantação (ao fim da germinação, 3 vezes por semana). A colheita ocorre após 50 dias do plantio.

Ao seguir essas recomendações, seu cultivo de girassol obterá sucesso!

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Biocombustíveis.

Fonte: novonegocio.com.br

Andréa Oliveira 16-05-2018 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.