Como implantar um pomar de macieiras lucrativo

A produção de maçãs é tanto destinada para consumo in natura como para fabricação de suco, geleia, papinha para bebês, entre outros

Como implantar um pomar de macieiras lucrativo

Introduzida no Brasil pelos europeus, a macieira é uma frutífera originária de regiões com clima frio. Com o passar do tempo, para aumentar a produtividade das macieiras e melhorar a qualidade das maçãs, os produtores brasileiros passaram a investir em tecnologia e capacitação profissional em pomicultura. Com isso, as frutas não apenas abastecem o mercado nacional como são exportadas para muitos países.

A implantação de um pomar de macieiras requer um pomar com espaço relativamente pequeno, pois a frutífera alcança apenas dois metros de altura. A produção de maçãs é tanto destinada para consumo in natura como para fabricação de suco, sidra, chá, vinagre, compota, geleia, purê, papinha para bebês, iogurte e até mesmo chips.

Variedades mais cultivadas


As variedades de maçã fuji e gala são as mais cultivadas e consumidas no país, pois atendem perfeitamente ao mercado nacional. Suas cascas são vermelhas e suas polpas, mais firmes, suculentas, doces ou levemente ácidas. Entretanto, alguns consumidores brasileiros preferem maçãs mais ácidas, como a maçã verde.

Condições climáticas


Na fase vegetativa da planta, a faixa de temperatura ideal deve se manter entre 18°C e 23°C. Já no período de dormência, as macieiras toleram temperaturas abaixo de 7,2°C. Quanto às chuvas, elas devem ser bem distribuídas ao longo do ano. Para proteger as macieiras dos ventos fortes, recomenda-se o uso de quebra-ventos.

Preparo do solo e espaçamento


Após a análise do solo, o produtor de maçãs deve proceder à adequada adubação e calagem antes do plantio das macieiras. O preparo do solo geralmente é realizado com subsolagem a 60 cm de profundidade. Além disso, raízes, tocos, pedras e pedriscos devem ser removidos do terreno. Quanto ao espaçamento, ele deve ser de 1,2 metro (entre plantas) e 4 metros (entre filas).

Raleio da macieira


O raleio da macieira tem como objetivo a produção de maçãs de alto padrão de qualidade. No processo, são escolhidas frutíferas com maçãs em excesso. Nessas macieiras, parte dos frutos é removida para que os outros alcancem tamanho comercial ideal. Vale lembrar que para produzir maçãs de qualidade, as macieiras deveriam apresentar apenas 5 a 10 % das flores fecundadas.

Colheita das maçãs


A colheita das maçãs ocorre a partir do terceiro ano após o plantio. Em regiões mais quentes, as maçãs são colhidas no fim de dezembro; já em regiões mais frias, a colheita segue até o início de maio. Os frutos são colhidos, de forma manual, com uma leve torção do pedúnculo. Este deve permanecer nas maçãs para aumentar a durabilidade dos frutos após a colheita.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Produção de Mudas Frutíferas

Como Tornar seu Sítio Lucrativo

Fonte: Revista Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 29-01-2021 Agronegócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.