7 dicas para investir em um pomar diversificado e rentável

A escolha das frutíferas para implantação do pomar varia em função das condições climáticas e do objetivo da produção

7 dicas para investir em um pomar diversificado e rentável

“O cultivo comercial de frutas, em pomares pequenos, normalmente ocupa até 10 hectares, mas esta área pode variar conforme a espécie de frutífera selecionada. A escolha varia em função das condições climáticas, do tipo de solo, da disponibilidade de água, da localização e do objetivo da produção”, explica Dalmo Lopes de Siqueira, Mestre em Fitotecnica e professor do Curso CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas.

1. Escolha das frutíferas


As condições climáticas e o tipo de solo da região definem quais frutíferas terão melhor desempenho no pomar. Da mesma forma, o potencial de demanda no mercado também determina a escolha da espécie. Para isso, as frutas devem ser bem aceitas tanto para consumo in natura como para processamento na indústria (inclusive caseira). Para garantir produção de frutas o ano todo, o ideal é diversificar o pomar.

2. Escolha do local


Mesmo que a área seja relativamente pequena, é indispensável garantir um bom espaço para o desenvolvimento satisfatório de cada frutífera no pomar. Além disso, o terreno deve apresentar baixa declividade para facilitar o manejo propriamente dito, a colheita e o transporte das frutas. Outra recomendação é não implantar o pomar em charcos ou baixadas.

3. Incidência solar e fotoperíodo


Um dos fatores que contribuem com o bom desenvolvimento das frutíferas refere-se à incidência solar. A maior parte das espécies requer muitas horas de sol por dia (7 horas de fotoperíodo ou mais). Com isso, aumenta-se a produtividade do pomar e aprimora-se a qualidade das frutas (mais doces).

4. Tipos de solo


Os tipos de solo recomendados para cultivar frutíferas são os profundos, com textura média (nem arenosos nem argilosos). Além disso, eles devem apresentar boa drenagem para evitar encharcamentos. Com um sistema de irrigação bem projetado, é possível garantir às árvores água na quantia e no momento certos.

5. Adubação


Com os resultados da análise do solo, bem como análise foliar das frutíferas, o fruticultor pode proceder às adubações de plantio, de formação e de produção. Os procedimentos e as dosagens devem ser prescritos por engenheiro agrônomo. É importante que o adubo seja distribuído, em torno de cada planta, em raio de 30 centímetros a um metro e meio de distância, de acordo com a espécie frutífera.

6. Irrigação


O plantio das frutíferas deve ser realizado, na estação das águas, para acelerar o crescimento das plantas. Em algumas ocasiões, pode haver escassez de chuvas, o que exige a implantação de um bom sistema de irrigação para evitar déficit hídrico. Os 45 primeiros dias são os mais críticos e as frutíferas devem ser irrigadas, no mínimo, com 30 litros de água, semanalmente.

7. Onde vender?


As frutas podem ser vendidas para cooperativas, CEASAS, quitandas, verdurões, armazéns, empórios, mine e supermercados, restaurantes, lanchonetes, indústrias de alimentos, além de mercados institucionais, que atendem ao Programa de Aquisição de Alimentos e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, por exemplo.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Como Tornar seu Sítio Lucrativo

Produção de Mudas Frutíferas

Fontes: Cursos CPT - cpt.com.br
             Emater - emater.pr

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 04-06-2020 Agronegócio

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.