Papelaria: inovação vence concorrência

Papelaria: inovação vence a concorrência e, junto ao mix de produtos e serviços, aumenta as chances de sucesso do empreendedor.

Com inovação e diversidade de produtos e serviços, até mesmo uma pequena papelaria pode vencer grandes concorrentes

Papelaria: inovação vence a concorrência Além dos serviços tradicionais, como venda de materiais escolares, a papelaria pode oferecer serviços de reprografia.

Atualmente, investir em um negócio como uma papelaria é ir além da venda de papéis, materiais escolares e artigos de escritório. As papelarias modernas dos grandes centros têm decoração e layout planejados, com ambientes diversos, como área de leitura, área lúdica e café. Mas não para por aí, elas também oferecem aos clientes entretenimento, como sarau cultural, feira de lançamentos de produtos e jogos didáticos infantis.

O retrato das papelarias de hoje foi moldado pela necessidade que os empresários sentiram de concorrer páreo a páreo com supermercados e indústrias na década de 90. Nessa época, grande parte dos materiais escolares e de escritório era vendida pelos grandes supermercados, o que causava queda nas vendas das pequenas papelarias. Isso sem falar dos kits escolares comprados pelo governo diretamente nas fábricas.

Por isso, para reverterem a situação, os pequenos empresários passaram a usar a criatividade para que seus negócios sobrevivessem ao mercado concorrido. Com isso, eles agregaram valor a seu mix de produtos (itens de informática, filmes, jogos, brinquedos) e criaram novos serviços (café, impressão, fotocópia, encadernação).

Acompanhando essa nova tendência, surgiram as papelarias de luxo, conhecidas como boutiques de papel. Nelas, a gama de produtos é enorme, com design personalizado, autêntico e inovador. Esse diferencial atrai os clientes mais exigentes e com maior poder aquisitivo, pois os produtos são feitos com material bem mais caro, como couro ou acrílico.

Algumas papelarias também oferecem serviços de reprografia (reprodução de documentos), pois estes são diretamente relacionados ao mix de produtos e serviços de uma papelaria moderna. Além disso, eles englobam todo tipo de clientela, com os mais variados perfis.

Enfim, com inovação, até mesmo uma pequena papelaria pode vencer grandes concorrentes. Se o empreendedor do ramo investir na variedade de produtos e serviços, certamente obterá destaque no mercado. Além disso, esse empreendimento pode ser iniciado com pouco espaço. É só saber aproveitá-lo, usando um layout moderno e descolado.

Inove agora e monte sua papelaria de sucesso!

Fontes: Sebrae e Novo Negócio.

Andréa Oliveira 18-09-2015 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.