Máximas de gestão que todo administrador deve conhecer

Máximas de gestão que todo administrador deve conhecer. Por meio delas, será possível usar e abusar da inovação, ter jogo de cintura para lidar com situações conflitantes e obter sucesso como gestor.

Por meio das máximas de gestão, será possível ao administrador usar e abusar da inovação, ter jogo de cintura para lidar com situações conflitantes e obter sucesso como profissional

Máximas de gestão que todo administrador deve conhecer Na esfera empresarial, há máximas de gestão, que devem ser seguidas por todo bom administrador de empresas.

Na esfera empresarial, há máximas de gestão (princípios, conceitos), que devem ser seguidas por todo bom administrador de empresas. Por meio delas, será possível usar e abusar da inovação, ter jogo de cintura para lidar com situações conflitantes e obter sucesso como gestor. Na verdade, unindo esses conceitos à prática nos negócios, será muito mais fácil gerir a empresa e obter resultados surpreendentes.

Mas quais são as máximas essenciais a todo gestor?

Pirâmide de Maslow

A premissa da Pirâmide de Maslow propõe a organização hierárquica das necessidades a serem supridas dentro da corporação. Na base da pirâmide, temos as necessidades primárias -carências fisiológicas (bem-estar e saúde), e secundárias - autoestima, relações sociais e segurança. No topo, estão as necessidades de realização pessoal. Quando o gestor adota esse preceito, os funcionários se sentem motivados a produzir mais e a colaborar com o crescimento da empresa.

SWOT ou FOFA (português)

Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) - SWOT (FOFA) é um preceito adotado por empresas para avaliação do ambiente interno e externo dos negócios. Após criteriosa análise, o gestor pode elaborar estratégias, com o objetivo de potencializar o desempenho dos negócios no mercado. Tudo é feito por meio da seleção de informações reunidas em uma matriz, para ampliar a visão do administrador em relação às forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que envolvem os negócios.

Forças de Porter

São cinco as Forças de Porter: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, ameaça de produtos, ameaça de novos concorrentes e rivalidade entre concorrentes. Por meio delas,  o gestor pode detectar as reais ameaças à empresa, encontrar estratégias para enfrentá-las e avaliar como tais medidas afetam a corporação. Em suma, as cinco forças auxiliam na análise da competitividade no setor onde a empresa se encaixa e fora dele.

Matriz BCG (Boston Consulting Group)

Analisar os negócios por meio da Matriz BCG aprimora o desempenho da empresa e auxilia na gestão empresarial. De que modo? Quando o administrador analisa o portfólio de produtos oferecidos no mercado e seu ciclo de venda, torna-se capaz de elaborar uma estratégia para melhor oferta. Constituída por dois eixos - participação do produto no mercado e taxa de crescimento do mercado, a Matriz BCG ajuda a definir quais produtos devem ser mantidos no mercado e quais devem ser repensados.

Balanced Scorecard (BSC)

O Balanced Scorecard - fundamentada por professores de Harvard, tem o principal objetivo de gerar resultados esperados, estimados, pretendidos pelo gestor. Com ela, torna-se possível entender, com mais clareza, a espera que envolve a gestão dos negócios. Além disso, o administrador aprimora os conceitos sobre gestão empresarial, promove o crescimento da empresa e gera o sucesso dos negócios.

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 01-06-2016 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.