Investir em franquias - você está preparado?

Investir em franquias - você está preparado? Antes de investir no sistema de franchising, o empresário deve fazer uma análise financeira detalhada, além de pesquisar sobre os prós e os contras dessa modalidade de negócios.

Antes de investir no sistema de franquias, o empresário deve fazer uma análise profunda sobre esse tipo de negócio, para ver se realmente está preparado para o mercado

Investir em franquias - você está preparado? O sucesso da franquia está diretamente relacionado ao total conhecimento do franqueado sobre o sistema de franchising.

Segundo dados recentes da ABF - Associação Brasileira de Franchising, o Brasil conta com mais de 3 mil franqueadoras e quase 140 mil unidades franqueadas, com faturamento em torno de R$ 139 bilhões ao ano. De fato, este pode ser um investimento bastante promissor para o empreendedor que sonha em começar um negócio próprio. Mas será que todos estão preparados para investir em franquias?

Antes de investir no sistema de franchising, o empresário deve fazer uma análise financeira detalhada, além de pesquisar sobre os prós e os contras dessa modalidade de negócios. Além disso, o empreendedor deve se fazer as seguintes perguntas:

Conto com reservas para enfrentar os primeiros meses do negócio?

Muitos acreditam que as franquias são um modelo de negócios mágico e autossustentável. Este é um triste engano! Como todos os negócios, as franquias também estão sujeitas a riscos e infortúnios. Portanto, para iniciar nesse ramo, é preciso estar preparado e contar com recursos para enfrentar os primeiros meses - que são os mais difíceis. O ideal é ter até três vezes o capital apontado como investimento inicial.

Estou pronto para trabalhar em feriados e fins de semana?

Em especial, no início dos negócios, o empreendedor deve dar tudo de si para garantir a sobrevivência da franquia. Para que tudo flua bem e o empreendimento prospere, é imprescindível total dedicação do empresário, até mesmo nos feriados e nos fins de semana. Portanto, é preciso estar preparado para trabalhar muito e fazer horas extras - caso contrário, os negócios podem ir por água abaixo.

Optei por franquia apenas pelo retorno rápido do investimento?

Outro equívoco que muitos cometem: achar que o sistema de franquias gera rápido retorno. Nem sempre isso acontece - depende muito da modalidade escolhida, das mudanças do mercado, do gerenciamento dos negócios, do afinco aos trabalhos, além de acreditar na marca da franqueadora. Portanto, se você está disposto a trabalhar arduamente e a lidar com pessoas - clientes, funcionários e franqueadores, sua franquia pode prosperar e lucrar mais rapidamente.

Vou seguir à risca as orientações do franqueador?

É de fundamental importância entender a relação entre franqueador e franqueado. Nesse tipo de negócio, o franqueado deve seguir à risca as orientações da franqueadora, pois o sistema busca a padronização da empresa. Para isso, as franqueadoras disponibilizam consultores para garantir que tudo funcione bem - desde a oferta dos produtos até os procedimentos necessários para a boa gestão dos negócios.

Segundo Carlos Ruben Pinto, professor especialista do Curso CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, o sucesso da franquia está diretamente relacionado ao total conhecimento do empreendedor sobre o sistema, além das etapas a serem cumpridas para que o empreendimento obtenha destaque no mercado.

Fonte: Revista PEGN.

Andréa Oliveira 18-06-2016 Seu Negócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.