Setor de serviços - dicas para melhorar o atendimento

Para melhorar o atendimento e reduzir os custos, a empresa deve investir em treinamentos e automação dos processos

Setor de serviços - dicas para melhorar o atendimento A automação dos processos garante um atendimento mais rápido e reduz os custos com retrabalho

No setor de serviços, o produto a ser vendido ao consumidor é imaterial. Por esse motivo, finalizar uma venda é tão difícil, principalmente se o atendimento aos clientes não é de qualidade. Para um atendimento diferenciado, é preciso treinamento da equipe, além da automação dos processos. Com isso, as expectativas do cliente são atendidas, o que estreita os seus laços com a empresa.

"Ao alcançar a fidelização de quem utiliza os serviços de uma empresa, o empreendedor aumenta seus lucros e reduz seus custos", afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

Estratégias para fidelizar clientes no setor de serviços:

->Cultive a empatia e demonstre pleno interesse nas necessidades dos clientes;->Informe os clientes quanto ao andamento de suas solicitações;->Mantenha a boa comunicação com os clientes;->Ofereça aos clientes novos serviços de seu interesse;->Deixe claro aos clientes que as sugestões deles são importantes para a empresa;->Estude o perfil dos clientes, em especial os seus hábitos de compra;->Realize um atendimento personalizado na compra e no pós-compra;->Acompanhe a concorrência e sua relação com os clientes;->Faça da sua marca um diferencial.

Treinamento da equipe para aprimorar o poder de persuasão

Investir em treinamentos é essencial ao sucesso de empresas do setor de serviços. Embora seja um gasto extra para a empresa, os resultados futuros serão surpreendentes. Somente com a capacitação dos funcionários, o atendimento será eficiente e de qualidade. Com maior conhecimento dos serviços a serem vendidos, cada atendente terá maior persuasão para convencer o cliente a realizar a compra.

Vantagens do treinamento da equipe:

->Garantir uma equipe de atendentes eficiente;->Reduzir a rotatividade de funcionários;->Reduzir os custos com erros e retrabalhos;->Evitar as contínuas reclamações dos clientes;->Estreitar os laços da empresa com os clientes;->Motivar a equipe para a conquista de mais clientes.

Automação para garantir um atendimento rápido e de qualidade

A automação dos processos por meio de softwares de gestão garante um atendimento mais rápido, permite tomadas de decisão mais imediatas e reduz custos com retrabalho. Isso porque a comunicação entre os setores da empresa é facilitada e a burocracia das informações minimizada.

Benefícios da automação:

->Acesso fácil ao histórico de atendimentos realizados;->Segurança de informações;->Controle do cadastro de clientes e serviços;->Redução de falhas e atendimentos duplicados;->Controle de prazos de serviços;->Integração dos canais de atendimento;->Notificação automática sobre possíveis resoluções;->Identificação imediata de erros recorrentes;->Avaliação do grau de satisfação dos clientes;->Monitoramento da produtividade da equipe.

Fonte: Blog Desk Manager.

Andréa Oliveira 25-07-2017 Manutenção e Serviços

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