Recomendações para montar loja de aquários

Para montar loja de aquários, é essencial um bom planejamento para avaliar a viabilidade do negócio na região

“A técnica que envolve a criação e o estudo de peixes em aquários, conhecida como aquariofilia, tornou-se, no Brasil e no exterior, uma atividade de lazer e terapia de grande interesse em todas as classes sociais. Por essa razão, uma loja de aquários pode representar uma atividade comercial bastante lucrativa”, afirma Marcos Antônio de Castro, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Loja de Aquários, em Livro+DVD e Online, da Área Pequenas Empresas.

Para montar loja de aquários, é essencial um bom planejamento para avaliar a viabilidade do negócio na região. Há público para esse tipo de empreendimento? Existem outras lojas próximas com o mesmo perfil? O capital disponível é suficiente para montar a loja e manter sua sustentabilidade, principalmente nos primeiros meses? Os fornecedores são bons de negociação? Enfim, tudo deve ser considerado antes de iniciar os negócios.

A localização é outro fator muito importante e requer total atenção. Preferencialmente, a loja de aquários deve ser instalada em locais com bom fluxo de pessoas, como grandes centros comerciais, shopping centers ou ruas muito movimentadas. Cidades menores podem não comportar esse tipo de negócio. Portanto, para minimizar os riscos, escolha cidades maiores, que apresentem um público específico, amante de peixes ornamentais.

A maioria deseja ter um pet em casa e prefere os peixes ornamentais, pois são relativamente de fácil criação. Segundo Mariana Pestelli, gerente técnica de aquarismo da rede Petz, os peixinhos mais procurados para aquário são:

->Peixe Betta (criado em pequenos aquários, sem a necessidade de bomba e filtro);
->Peixe Tetra (possui várias espécies: Foguinho, Limão, Imperador, Negro e Fantasma);
->Peixe Neon (belo, resistente e sociável, indicado para aquários comunitários);
->Peixe kinguio (pacífico e ágil, apresenta cores exuberantes);
->Peixe Guppy (resistente, vivaz e pacífico);
->Peixe Plati (resistente, pequenino, pacífico e colorido);
->Peixe Palhaço (para aquaristas mais experientes, um dos mais procurados).

A estrutura da loja de aquários deve ser ampla e planejada para permitir o livre fluxo de clientes e garantir a organização dos produtos para que o espaço seja funcional. Além do escritório (pode ser pequeno), é essencial uma área para o armazenamento de produtos. No início, o investimento é relativamente alto, principalmente com a reforma e decoração do ambiente. A compra de expositores, aquários e espécies de peixes variadas também devem entrar no orçamento.

A contratação de um bom funcionário poderá ajudá-lo nessa jornada. Lembre-se de que você deverá dedicar a maior parte do seu tempo à gestão dos negócios, entre outras obrigações. Já o colaborador bem treinado ficará a cargo do atendimento aos clientes, da organização da loja, dos cuidados com os aquários e do manejo dos peixes. Afinal, há muito trabalho a fazer para que a loja de aquários se fortaleça no mercado e alcance boa lucratividade.

Fontes: Montar um Negócio e Portal Animal.

Confira o artigo “Saiba mais sobre criação de peixes” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Recomendações para montar loja de aquários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Conheça as Empresas do Grupo CPT

Logo: Cursos CPT Logo: UOV Logo: CPT Softwares Logo: Aprenda Fácil Editora