No interior da sua loja de móveis usados, crie um ambiente acolhedor, organizado com requinte.
Em geral, pessoas com maior poder aquisitivo mudam a decoração da casa, de tempos em tempos, em especial, os móveis mais antigos. Muitos deles, em excelente estado, vão parar nas lojas de móveis usados a preços bem acessíveis ao bolso do consumidor. Mas é preciso alguns canais específicos, para conseguir as melhores mercadorias e conquistar ainda mais clientes. Além disso, em lojas dessa modalidade, é preciso uma grande variedade de itens, das mais diversas tendências, para atender a todos os tipos de cliente e ganhar da concorrência.
O que fazer antes de montar o negócio?
Antes de pensar em montar uma loja de móveis usados, o empresário deve manter o foco principal no planejamento. Sem um bom plano de negócios, o empreendimento poderá não sobreviver às mudanças do mercado e poderá fechar as suas portas ainda nos primeiros meses. Portanto, é preciso tecer um bom plano, com detalhes minuciosos, que envolvam desde a escolha do ponto comercial até o estudo de mercado.
O investimento inicial pode ser oneroso, mas será de total importância para engrenar os negócios. Investir em marketing e contar com uma boa reserva (capital de giro) também potencializam as chances de sucesso do empreendimento. Só assim, a empresa poderá funcionar a todo vapor, para se manter firme nos meses iniciais.
Quais os clientes típicos das lojas de móveis usados?
Há sempre mercado para móveis usados, principalmente se forem de ótima qualidade e estiverem em excelente estado de conservação. Pessoas que vão montar outro tipo de negócio - mas contam com pouco capital, ou quem resolveu morar sozinho, mas não pode arcar com o valor de móveis novos são os principais clientes de lojas de móveis usados. Estudantes universitários também são os mais comuns em lojas desse ramo.
Algumas lojas existentes no mercado atendem a designers, decoradores e arquitetos, que buscam itens exclusivos e sofisticados. Móveis antigos, com madeira de lei, móveis entalhados à mão, móveis com estilo vintage e móveis com toque retrô (este último, uma tendência do mercado atual) - todos enriquecem ainda mais a sua loja e atraem pessoas que não têm medo de pagar um pouco mais por algo autêntico e de qualidade.
Como fazer a divulgação da sua empresa?
Até mesmo uma fachada bem bonita é uma maneira eficaz de atrair clientes à loja. Portanto, pense em uma fachada atraente, com a logomarca da loja, com cores bem chamativas e estilo bem descolado. No interior, crie um ambiente acolhedor, organizado com requinte. Capriche nessa parte, pois esse será o cartão de visitas da sua loja - no mercado, há muitas lojas desorganizadas, com móveis empilhados (isso dificulta a visualização da mercadoria e afugenta os clientes).
Outro meio de divulgar seu novo negócio é a internet - redes sociais, sites e blogs. Invista em um bom desenvolvedor de sites, que planeje um site criativo e interessante, com páginas de fácil acesso e navegação, para reter a atenção dos clientes e atrair mais visitas.
Fonte: Novo Negócio.