Dicas para empresas de limpeza e manutenção de condomínios

Os funcionários das empresas de limpeza e manutenção de condomínios devem apresentar capacitação de qualidade

No Brasil, a cada ano, cresce o número de condomínios, o que tem impulsionado o surgimento de empresas de limpeza e manutenção. A demanda por serviços oferecidos por essas empresas é grande. Isso porque “muitas empresas têm terceirizado esses serviços, em busca de especialização maior e pela política de qualidade presente na vida empresarial”, afirma José Osmar Viviani, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza em Livro+DVD e Online.


Viabilidade do negócio

Como todo negócio, antes de montar uma empresa de limpeza e manutenção de condomínios, é importante avaliar a viabilidade do empreendimento na região. Para isso, o empreendedor deve realizar um bom estudo de mercado considerando o público-alvo e a demanda por serviços dessa modalidade. Outro passo importante é estudar a concorrência para avaliar os pontos fracos e fortes e ver o que ainda não foi oferecido aos clientes.


Preparo do empreendedor

Além disso, o empresário do setor deve estar preparado para as contínuas mudanças no mercado e no comportamento dos consumidores. Para tal, é essencial ler tudo sobre o assunto, participar de feiras, congressos e eventos do setor. Outra dica importante é conversar com quem já atua na área, para avaliar se este é o melhor caminho a seguir. Se, de fato, o setor de serviços para condomínios lhe trará bons frutos.


Principais atividades

As empresas de limpeza e manutenção de condomínios realizam atividades funcionais, que apresentam relação direta com a estrutura e os equipamentos utilizados. Além de atividades de segurança, com o objetivo de prevenir acidentes. Sem falar das atividades referentes à limpeza de janelas, paredes, escadas, pisos e corrimãos. Em suma, a manutenção de condomínios oferecida por empresas dessa modalidade envolve vigilância, prevenção de incêndios, coleta seletiva de lixo, entre outros.


Características da equipe

Quem garante o sucesso da empresa de limpeza e manutenção de condomínios são os funcionários. Sendo assim, é indispensável oferecer à equipe treinamento de qualidade – desde atividades técnicas até primeiros socorros. Os colaboradores devem estar sempre engajados com o trabalho e comprometidos com a qualidade dos serviços. Dependendo do porte da empresa, além dos funcionários responsáveis pelos serviços de limpeza e segurança, será necessária a contratação de um supervisor e/ou gerente operacional para maior controle das atividades.


O que o contratante exige?

->Contar com plantonistas para momentos de extrema necessidade;
->Apresentar bons antecedentes criminais, sem processos trabalhistas;
->Oferecer programas de motivação dos funcionários (evitar rotatividade);
->Apresentar preços acessíveis (valores muito baixos assustam os clientes);
->Apresentar sempre uma planilha de custos.


Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Pequenas Empresas.

Fonte: novonegocio.com.br

Dicas para empresas de limpeza e manutenção de condomínios

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

Conheça as Empresas do Grupo CPT

Logo: Cursos CPT Logo: UOV Logo: CPT Softwares Logo: Aprenda Fácil Editora