Confecção de roupas esportivas: dicas para montar a sua empresa

Montar uma empresa de confecção de roupas esportivas pode ser uma excelente oportunidade de negócio, pois o mercado está aquecido.

Montar uma empresa de confecção de roupas esportivas pode ser uma excelente oportunidade de negócio, pois o mercado das academias de ginástica está aquecido

Confecção de roupas esportivas: dicas para montar a sua empresa As roupas esportivas ganharam flexibilidade, conforto, além de estampas e cortes diferenciados.

Nos dias de hoje, as pessoas passaram a se importar mais com a saúde e a boa forma física. Como resultado, a todo o momento, novas academias de ginástica surgem no mercado, acompanhadas páreo a páreo pela confecção de roupas esportivas. Hoje, não basta ir à academia com uma camisa larga, short e tênis sem graça. As roupas esportivas ganharam flexibilidade, conforto, além de estampas e cortes diferenciados, principalmente as voltadas para o público feminino.

"Além de funcionais, as roupas de ginástica começaram a seguir as novas tendências da moda, contagiando o universo das academias de ginástica. Isso é um importante fator a ser considerado antes de montar uma empresa de confecção de roupas esportivas", afirma o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso CPT Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas.

Escolha a melhor localização

Sua empresa deve estar bem localizada, próxima a fornecedores e consumidores. Deve ter fácil acesso, estacionamento para clientes e área para carga e descarga de mercadorias. Deve estar perto de meios de transporte coletivo, onde circulam muitas pessoas. Também é importante consultar a vizinhança e ver se o local é seguro.

Consulte um contador de confiança

Para cumprir as exigências legais para a instalação de sua empresa de confecção de roupas esportivas, consulte um contador de sua confiança. Ele tomará todas as providências necessárias em órgãos e instituições como: Junta Comercial; Secretaria da Receita Federal (CNPJ); Secretaria Estadual de Fazenda; Prefeitura Municipal, Entidade Sindical Patronal; Caixa Econômica Federal; e Corpo de Bombeiros Militar.

Lembre-se também de consultar a prefeitura de seu município para ver se as atividades a serem desenvolvidas por sua empresa são permitidas na região. Estas são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU), lei que define o tipo de negócio permitido em determinado local.

Planeje a estrutura física da empresa

Em geral, a área física para uma empresa de confecção de roupas esportivas deve apresentar cerca de 100 m². Ela pode ser subdividida em:

1. Área técnica: Nessa área, serão criados novos produtos (design) e feitas as modelagens, além da inspeção e do controle de qualidade.

2. Área de produção: Nela, serão instalados todos os equipamentos para o processo de produção (corte, costura, acabamento, estoque de matéria-prima e produtos já confeccionados).

3. Área de atendimento comercial: Esse local deve ser voltado ao atendimento comercial, às vendas e ao marketing dos produtos.

4. Área de escritório e finanças: Tanto a gestão empresarial com a gestão financeira deverão ser desenvolvidas nesse local (gestão de pessoas e de materiais, controle financeiro, controle de compra e venda, além do fluxo de caixa e controle do estoque).

Fontes: Novo Negócio e Sebrae.

Andréa Oliveira 28-07-2015 Manutenção e Serviços

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.