Descubra como otimizar as vendas da sua loja

Para otimizar as vendas da sua loja, é preciso entender as principais necessidades do consumidor e construir um bom relacionamento com o cliente

“Pesquisas recentes indicam que a fase em que o passante decide entrar na loja é extremamente importante, pois estatísticas afirmam que cerca de 80% das vendas do varejo são inusitadas. As pessoas não saem para comprar, mas se sentem atraídas em um determinado momento para entrarem no ponto de vendas. Surge, então, o processo da venda”, afirma Adriano Godoy, professor do Curso a Distância CPT Loja de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial.

Mas como otimizar as vendas da sua loja?

Importância dos dispositivos móveis

Segundo dados do Ebit, em 2016, 48 milhões de pessoas efetuaram compras no comércio eletrônico, no mínimo, uma vez. Cerca de 21,5% das transações online foram feitas por mobiles. Isso nos mostra a importância dos dispositivos móveis para o e-commerce. Por meio deles, as empresas podem notificar os clientes quanto às novidades dos produtos e promoções via SMS, Snapchat, Facebook e Instagram.

Análise do consumidor

Estudos da Forrester Research afirmam que 22% das pessoas que compraram offline tiveram influência online. Estima-se que, em 2021, essa porcentagem aumente para 32%. Ou seja, as lojas offline terão de se adaptar a esse novo perfil de consumidor. De que forma? Utilizando multicanais para impactar cada vez mais clientes. Além disso, o empreendedor deverá analisar criteriosamente o consumidor para averiguar se ele quer apenas pesquisar ou se já decidiu efetuar a compra.

Facilidade no pagamento

Outro aspecto de suma importância para otimizar as vendas da sua loja é a facilidade no pagamento. Hoje, os consumidores buscam simplicidade, transparência e agilidade para pagar. Quando não encontram isso, desistem da compra. Portanto, a ordem do momento é “uberizar” o pagamento para facilitar todo processo, satisfazer o cliente e torná-lo fiel. Isso pode ser feito com a integração das plataformas físicas (computadores) e móveis (celulares).

Fluxo dos clientes

Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, como análise de dados, big data e inteligência artificial, as empresas podem utilizar a IoT – Internet das Coisas, para analisar o fluxo dos clientes. O processo funciona da seguinte forma: assim que os sensores se conectam aos smartphones dos clientes, são registrados dados importantíssimos – como as “hot zones” (áreas mais visitadas na loja), ou ainda o momento em que eles entraram e saíram da loja.

Foco no pós-venda

No varejo, focar no pós-venda não significa apenas centralizar as atenções em busca da solução de problemas. Tanto o empreendedor como o gestor devem desenvolver estratégias de marketing a serem aplicadas após a compra, como manutenção do relacionamento com o cliente, pesquisas de satisfação e ações para fidelização. Dessa forma, a loja conquista e fideliza os clientes, além de aumentar as vendas e a lucratividade.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo “Loja de sucesso – como atrair a vizinhança” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.


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