Conheça seu perfil ideal de empreendedor e empreenda!

Não existe uma fórmula pronta para empreender, todos podem se tornar excelentes empreendedores

Conheça seu perfil ideal de empreendedor e empreenda Para empreender, o ideal é se unir a alguém que tenha algo a acrescentar à empresa

Muitas pessoas temem empreender por vários motivos. Uns não querem correr riscos, outros preferem a estabilidade do emprego e alguns ainda não possuem capital suficiente para montar o empreendimento. Na verdade, não existe uma fórmula pronta para o empreendedorismo. Todos podem se tornar excelentes empreendedores, depende do perfil. O ideal é se unir a alguém que tenha algo a acrescentar à empresa, pois, na maioria das vezes, a junção de perfis distintos gera negócios bem-sucedidos.

Empreendedor serial

O empreendedor serial é aquele que não quer arriscar, ele prefere se unir a pessoas com negócio estável. Para ele, a sociedade com pessoas experientes é muito mais vantajosa que iniciar um empreendimento sozinho. Como é cauteloso, sabe que os primeiros 4-5 anos são o período mais crítico do negócio. Por isso, prefere escolher empreendimentos já definidos, onde os processos já alcançaram o equilíbrio esperado. Entretanto, é preciso possuir habilidades essenciais para ajudar no crescimento da empresa.

Empreendedor com pouco capital

O empreendedor que possui pouco capital para investir pode se unir a um sócio ou captar investidores para o negócio. Nesse último caso, é fundamental ter uma ideia inovadora para conquistar os investidores, além de argumentos bem estruturados para vender a marca. Hoje em dia, é possível iniciar no mercado com poucos recursos. Basta minimizar os custos e fazer parcerias. Muitas empresas de sucesso começaram assim. Mas é preciso paciência, resiliência e disposição para trabalhar duro.

Empreendedor-anjo (investidor-anjo)

Esse perfil é perfeito para quem já se aposentou e tem capital para investir em vários negócios. Basta encontrar alguém com ideias inovadoras e criativas, que tenham garra para enfrentar desafios e ganhar competitividade no mercado. Assim que encontrar esse perfil, basta injetar dinheiro no negócio para promover o seu crescimento e lucrar com isso. Atualmente empreendedores com esse perfil são conhecidos como investidores-anjos.  Além de entrar com capital, o anjo pode dar ideias e criar estratégias que garantam o sucesso do empreendimento.

Empreendedor inexperiente

Se o problema é a falta de experiência, ou falta de ideias para iniciar um negócio, o melhor é encontrar alguém que preencha esses requisitos. Entretanto, será preciso oferecer toda a sua força para o trabalho. O sócio dará as ideias que precisam ser executadas da melhor forma. Portanto, o empreendedor inexperiente deve colocar a mão na massa (empreendedor "hands on") e saber executar as ações planejadas para que a empresa alcance o sucesso.  Em geral, o empreendedor com esse perfil é dinâmico, intuitivo e proativo.

Fonte: Revista PEGN.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Gestão Empresarial.

Andréa Oliveira 15-02-2017 Gestão Empresarial

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.