5 dicas infalíveis para fortalecer sua franquia

Para fortalecer sua franquia, todos os envolvidos devem estar ajustados à cultura da franqueadora e aos objetivos da marca

“No sistema de franchising, a franqueadora cede os direitos de uso de sua marca ao franqueado. Em alguns casos, são cedidos o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou o sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador”, afirma Carlos Ruben Pinto, professor do Curso a Distância CPT Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora em Livro+DVD e Curso Online.

Entretanto, para uma franquia forte, é preciso que o franqueado e demais envolvidos no processo estejam ajustados à cultura da franqueadora e aos objetivos da marca. Veja abaixo 5 dicas para fortalecer sua franquia:

Dica 1

Com experiência na área, é possível identificar quais os perfis de franqueados geram melhores resultados para a sua franqueadora. Antes de fechar negócio, é preciso selecionar os melhores candidatos para compor sua equipe. Os que mais se destacam são os que compartilham ideias inovadoras e criativas, além de terem habilidade e talento para colocá-las em prática com sabedoria e segurança.

Dica 2

Atualmente, muitas franqueadoras norte-americanas promovem um discovery day aos candidatos à rede de franquias. Durante o evento, a empresa franqueadora apresenta a marca e a equipe aos interessados em comprar a franquia. Dessa forma, o futuro franqueado pode entender com maior exatidão as particularidades do negócio. Além disso, a franqueadora consegue selecionar pessoas com o perfil mais adequado à franquia.

Dica 3

Assim que você tiver formado sua rede de franqueados, crie estratégias de motivação para que seus parceiros alcancem bom faturamento e cresçam fortalecidos no mercado. Programas de incentivo são ideias para realizar essa tarefa. Se possível, ofereça premiações em dinheiro aos melhores da rede. Promova viagens aos franqueados que mais se destacaram. Certamente essas medidas motivarão seus parceiros a buscar sempre o melhor para a franquia.

Dica 4

Monte uma boa equipe de consultores para coordenar as atividades dos franqueados. Mas é essencial que eles conheçam a fundo os objetivos da franquia e estejam familiarizados com a marca. Da mesma forma, é preciso que eles desenvolvam uma boa comunicação com o franqueado para que você esteja sempre ciente de tudo. Um conselho consultivo também gera excelentes resultados. Trata-se de um grupo de franqueados mais experientes – eleito para dar novas ideias a franqueados menos experientes ou com dificuldades.

Dica 5

Tanto convenções como reuniões são imprescindíveis para o fortalecimento da rede de franquias. Você pode contratar um especialista para dar treinamento aos franqueados ou aprimorar as qualidades profissionais de sua equipe. Felizmente, com o avanço tecnológico, as conferências tornaram-se possíveis, de forma remota, por meio da internet, sem a necessidade de todos estarem em um local físico para tal.

Fonte: Revista PEGN.

Salvar

5 dicas infalíveis para fortalecer sua franquia

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Conheça as Empresas do Grupo CPT

Logo: Cursos CPT Logo: UOV Logo: CPT Softwares Logo: Aprenda Fácil Editora