Vamos montar uma choperia?

A choperia é um empreendimento de sucesso, com grande potencial, mas que requer planejamento e preparo por parte do empreendedor

Além de ser um dos maiores produtores de cerveja do mundo, o Brasil merece destaque no consumo de cerveja artesanal. Atualmente, surgem novas marcas no mercado, tanto nacionais como importadas. Isso porque o consumidor brasileiro tornou-se grande apreciador da bebida. Não podemos nos esquecer do chope, que tem conquistado posição de destaque no setor de bebidas alcoólicas.

Esse quadro promissor faz com que a choperia seja um empreendimento de sucesso, com grande potencial, mas que requer planejamento e preparo por parte do empreendedor. A concorrência é grande, assim como a demanda pela bebida, o que torna o investimento nesse negócio uma oportunidade única de se destacar no mercado, aumentar o faturamento e ser bem-sucedido enquanto empresário.

Primeiramente, o empreendedor deve saber diferenciar cerveja de chope. É fundamental o conhecimento sobre o processo de fabricação de ambas as bebidas, que é o mesmo até a filtragem. A grande diferença está no armazenamento. A cerveja é envasada em garrafas e latas e sofre o processo de pasteurização. Já o chope não é pasteurizado e permanece em barris pronto para o consumo.

Quanto devo investir?

Se o empreendedor optar por uma choperia de porte médio, deverá encontrar um local com, no mínimo, 100 m². Será necessário capital suficiente para implantar o negócio e colocá-lo em pleno funcionamento. Nesse caso, o investimento inicial poderá chegar a R$ 150.000,00 (ou mais) conforme o padrão do produto, o desconto oferecido pelo fornecedor, a reforma, a localização do ponto comercial, a contratação de funcionários e outros.

Por outro lado, a franquia é um modelo de negócio mais seguro, que requer menor investimento. Ela é ideal para marinheiros de primeira viagem (pessoas sem experiência no negócio), pois oferece treinamento e suporte aos franqueados. Para montar um quiosque de chope, o empresário poderá gastar cerca de R$ 90.000,00. Mas é preciso avaliar a viabilidade do negócio e pesquisar sobre a franqueadora.

Como legalizar o negócio?

Alguns registros serão necessários para legalizar o negócio. Para isso, o empreendedor poderá contratar um contador de sua confiança. No mais, são exigidos, por lei, o registro na Prefeitura do Município, na Junta Comercial, no Sindicato Patronal, na Secretária da Fazenda, na Secretária da Receita Federal e no INSS (quando não tem o CNPJ). Outra medida a ser tomada é procurar informações sobre as instalações físicas da empresa, assim como o alvará de funcionamento.

Do mesmo modo, o empresário deve consultar o Procon para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor, além de outras leis essenciais à abertura do negócio. Uma delas é a que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas (lei nº 8918/94). Outra é o PDU – Plano Diretor Urbano, que estabelece o tipo de atividade permitida em determinado local. Por isso, antes de montar a choperia, veja se ela está em regularidade com a lei.

Fontes: Novo Negócio e Emprega Brasil.

Conheça o Curso a Distância CPT Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, em Livro+DVD ou Online, elaborado por Adonay Anthony Evans, engenheiro agrônomo e sócio da Dragon Bier.


Vamos montar uma choperia?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Conheça as Empresas do Grupo CPT

Logo: Cursos CPT Logo: UOV Logo: CPT Softwares Logo: Aprenda Fácil Editora