O estilo indiano ou o estilo oriental são uma excelente opção para o seu bar temático.
O bar temático é um sucesso entre os clientes, com ambiente personalizado e descolado. Mas antes de pensar em um estilo para o bar, analise o público-alvo da região. É importante avaliar os gostos e hábitos dos consumidores locais para acertar no tema. Uns preferem rocknroll, outros MPB, alguns gostam de sertanejo, outros ainda adoram a temática indiana ou oriental. A escolha ficará a critério de sua avaliação. É claro que clientes de outras regiões também poderão frequentar o seu bar, principalmente se for bem divulgado.
Decoração e cardápio
A decoração deverá seguir a temática do bar, assim como os drinks, as bebidas, as porções, os petiscos e os pratos servidos aos clientes. Crie um cardápio diferenciado, com nomes que tenham relação com o tema do bar. Seu empreendimento deve ter identidade e autenticidade. Com isso, os clientes poderão criar vínculo com o local, ao lembrarem de um drink ou de um petisco que só o seu bar oferece.
Localização
A localização do bar temático deve seguir as mesmas exigências de qualquer empreendimento do setor de alimentos e bebidas. O ideal é estar situado em uma região com bom fluxo de pessoas, boa visualização e ótima clientela. Dessa forma, o bar será muito bem frequentado e fará sucesso imediato. Outro fator que chama público é o estacionamento. Ele deve ser acessível e próximo ao bar. Lembre-se também de que o espaço deverá estar adequado à temática escolhida.
Funcionários
Os funcionários do bar temático devem estar caracterizados para complementar o ambiente. O tamanho da equipe dependerá do porte do bar e do volume de clientes. Com o tempo, você adequará melhor a equipe aos negócios. Outro fator essencial para que o bar seja bem-sucedido é o atendimento. Para isso, invista em treinamento profissional para superar as expectativas dos clientes e, assim, garantir sua satisfação.
Divulgação
Atualmente, tornou-se prático, fácil e rápido divulgar os negócios. As redes sociais cumprem um papel eficaz na divulgação, como o Facebook, o Twitter, o Instagram, o Google +. Portanto utilize essas ferramentas gratuitas para tornar o seu bar conhecido. Publique belas fotos, além de vídeos dinâmicos e interessantes. Aproveite para divulgar eventos, shows, lançamentos de drinks e pratos especiais. Esteja sempre presente no dia a dia dos clientes e crie um bom relacionamento com eles. Faça promoções para que os clientes mais assíduos indiquem outros.
Fonte: Primeiro Negócio.
Conheça o Curso a Distância CPT Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman, disponível - elaborado por Heitor C. de Magalhães, professor do Grupo Educacional Hotec de São Paulo.
var cptAdvAfCod = 3179; var cptCorLink = "333"; var cptCorFundo = "f7f7f7"; var cptAdvCod = 4157; var cptAdvModel = 4;