Fábrica de pão de queijo: uma ideia de negócio lucrativo

Para atrair a atenção dos consumidores, é preciso criar uma marca chamativa, bem elaborada e de embalagem inovadora

Fábrica de pão de queijo: uma ideia de negócio lucrativo 


"Com o aumento significativo da demanda por produtos congelados, o pão de queijo tem se destacado dentre os demais. Atualmente, a deliciosa iguaria mineira tem conquistado tanto o mercado nacional como o externo, sendo produzido em larga escala por indústrias de grande, médio e pequeno portes", afirma Mônica Ribeiro Pirozi, Curso CPT Como Montar Uma Pequena Fábrica de Pão de Queijo.


Siga as normas da ANVISA


Para que a fábrica de pão de queijo se fortaleça no mercado, é fundamental seguir as normas estabelecidas pela ANVISA. Uma delas determina que os congelados indiquem, no rótulo, o percentual nutricional de todos os ingredientes utilizados na fabricação. Mas é preciso contratar um (a) nutricionista (fica a seu critério o tipo de contratação: terceirizado ou efetivo), para calcular corretamente a porcentagem de cada ingrediente.

Outra exigência da ANVISA é quanto à higiene dos profissionais que manipulam os pães de queijo (o uso de luvas, máscaras, toucas e EPIs - Equipamentos de Proteção Individual, é obrigatório). O mesmo vale para as instalações onde ocorre a produção. Estas devem estar livres de agentes contaminantes, como restos de alimentos e utensílios sujos. É importante lembrar que óleo e sobras de ingredientes não devem ser reaproveitados.


Fortaleça a marca


Para atrair a atenção dos consumidores, é preciso criar uma marca chamativa, com nome de fácil memorização, logo bem elaborada e embalagem inovadora. Dessa forma, o pão de queijo ganhará destaque dentre os demais. Mas são necessários bom gosto e criatividade, para desenvolver algo com diferencial, que se fixe na memória das pessoas. Não podemos nos esquecer da qualidade dos pães de queijo principalmente em relação ao sabor e ao visual.


Impulsione as vendas


Para impulsionar as vendas, o produto deve ser bom. Não apenas isso, é essencial realizar um bom marketing nas redes sociais ou demais canais de vendas. Uma boa dica é visitar empresas varejistas e empreendimentos que possam revender o pão de queijo, como supermercados, lanchonetes e outros. Permita que eles degustem o seu produto, peça que eles visitem sua fábrica para verem como ocorre o processo de produção.

Quem investe em fábrica de pão de queijo deve agir como fornecedor. Portanto, no momento de competir com os demais fornecedores, mostre o diferencial da sua marca. Capriche nas entregas (cumpra criteriosamente os prazos) e participe de eventos de gastronomia para divulgar o seu produto (ofereça degustação). Assim, o pão de queijo terá maior visibilidade no mercado e suas vendas aumentarão de forma significativa.


Conheça os Cursos CPT da Área Pequenas Indústrias.
Fonte: novonegocio.com.br

Andréa Oliveira 27-03-2018 Gastronomia

Deixe um Comentário

Comentários

Mateus Magalhães

27-03-2023

Quero saber mais sobre o curso

Resposta do Como Montar

04-04-2023

Olá, Mateus! Como vai?

Verifiquei no meu sistema que uma consultora da empresa já entrou em contato com você.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Monica Gilliam

01-11-2021

Boa tarde, Gostaria de saber se vocês oferecem curso de como montar uma fábrica de massa pronta para pao de queijo. Muito obrigada, Monica Gilliam

Resposta do Como Montar

05-01-2022

Olá, Mônica! Como vai? 

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site! 

Temos sim! 

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com mais informações sobre o Curso de Como Montar Uma Pequena Fabrica de Pão de Queijo!

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli.