Fábrica de pão de queijo: uma ideia de negócio lucrativo

O pão de queijo tem conquistado o mercado nacional e externo, com destaque entre os congelados

“Com o aumento significativo da demanda por produtos congelados, o pão de queijo tem se destacado dentre os demais. Atualmente, a deliciosa iguaria mineira tem conquistado tanto o mercado nacional como o externo, sendo produzido em larga escala por indústrias de grande, médio e pequeno portes”, afirma Mônica Ribeiro Pirozi, Curso a Distância CPT Como Montar Uma Pequena Fábrica de Pão de Queijo em Livro+DVD e Online.

Siga as normas da ANVISA

Para que a fábrica de pão de queijo se fortaleça no mercado, é fundamental seguir as normas estabelecidas pela ANVISA. Uma delas determina que os congelados indiquem, no rótulo, o percentual nutricional de todos os ingredientes utilizados na fabricação. Mas é preciso contratar um (a) nutricionista (fica a seu critério o tipo de contratação: terceirizado ou efetivo), para calcular corretamente a porcentagem de cada ingrediente.

Outra exigência da ANVISA é quanto à higiene dos profissionais que manipulam os pães de queijo (o uso de luvas, máscaras, toucas e EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, é obrigatório). O mesmo vale para as instalações onde ocorre a produção. Estas devem estar livres de agentes contaminantes, como restos de alimentos e utensílios sujos. É importante lembrar que óleo e sobras de ingredientes não devem ser reaproveitados.

Fortaleça a marca

Para atrair a atenção dos consumidores, é preciso criar uma marca chamativa, com nome de fácil memorização, logo bem elaborada e embalagem inovadora. Dessa forma, o pão de queijo ganhará destaque dentre os demais. Mas são necessários bom gosto e criatividade, para desenvolver algo com diferencial, que se fixe na memória das pessoas. Não podemos nos esquecer da qualidade dos pães de queijo principalmente em relação ao sabor e ao visual.

Impulsione as vendas

Para impulsionar as vendas, o produto deve ser bom. Não apenas isso, é essencial realizar um bom marketing nas redes sociais ou demais canais de vendas. Uma boa dica é visitar empresas varejistas e empreendimentos que possam revender o pão de queijo, como supermercados, lanchonetes e outros. Permita que eles degustem o seu produto, peça que eles visitem sua fábrica para verem como ocorre o processo de produção.

Quem investe em fábrica de pão de queijo deve agir como fornecedor. Portanto, no momento de competir com os demais fornecedores, mostre o diferencial da sua marca. Capriche nas entregas (cumpra criteriosamente os prazos) e participe de eventos de gastronomia para divulgar o seu produto (ofereça degustação). Assim, o pão de queijo terá maior visibilidade no mercado e suas vendas aumentarão de forma significativa.

Fonte: novonegocio.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Pequenas Indústrias.

Fábrica de pão de queijo: uma ideia de negócio lucrativo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

Conheça as Empresas do Grupo CPT

Logo: Cursos CPT Logo: UOV Logo: CPT Softwares Logo: Aprenda Fácil Editora