Dicas imperdíveis para montar cafeteria, confeitaria e doceria

Para montar cafeteria, confeitaria e doceria, é imprescindível o preparo do empreendedor, além de profundo conhecimento do negócio

O mercado atual está bastante promissor para empreendimentos como cafeteria, confeitaria e doceria. Entretanto, antes de ingressar no mercado, é essencial analisar a viabilidade do negócio. Nesse momento, entra o papel do plano de negócios, fator-chave para o sucesso de todo empreendimento. Mas também é imprescindível o preparo do empreendedor, além de profundo conhecimento no tipo de negócio no qual se pretende investir.

“A atividade de cafeteria, quando bem administrada, é gratificante e pode proporcionar bons lucros, pois lida com um produto que está inserido em nossa cultura, o café. Trata-se de um mercado em plena expansão, com crescimento de cerca de 20% ao ano, na demanda de café espresso” afirma Maria Aparecida Campos, professora do Curso a Distância CPT Como Montar e Operar uma Cafeteria, em Livro+DVD e Online, da Área Pequenas Empresas.

Segundo Marina Queiroz, professora do Curso a Distância CPT Profissional de Confeitaria, em Livro+DVD e Online, da Área Padaria e Confeitaria, para se destacar diante dos concorrentes, é preciso que o empreendedor esteja em sintonia com as exigências do mercado, além de acompanhar as tendências da área, fazer especialização, estar a par das novidades e conhecer o público-alvo desse tipo de produto.

Recomendações para formalização da pequena empresa

Para formalizar a pequena empresa, independentemente de ser cafeteria, confeitaria ou doceria, o empresário pode se inscrever como MEI – Microempreendedor individual. A grande vantagem é a rapidez para oficializar os negócios, além de taxas de impostos mais baixas quando comparada a de empreendimentos de maior porte. Para isso, é preciso alcançar um faturamento anual de até R$ 60 mil.

Na verdade, para formalizar a micro e pequena empresa no sistema MEI, o empresário se vê livre dos impostos federais, como Cofins, PIS, Imposto de Renda, CSLL e IPI. Por outro lado, é preciso abrir um CNPJ. Outra grande vantagem de se inscrever no MEI, é que o empreendedor não perde o direito a aposentadoria, auxílio maternidade e auxílio doença. Sem falar do benefício de se conseguir crédito extra com maior facilidade junto a instituições financeiras.

A importância de se padronizar os processos

Padronizar os processos garantirá ao empreendedor qualidade nos serviços e produtos, além de agilidade e organização. Com a padronização da produção, os clientes terão sempre produtos diferenciados, sem perder a identidade da empresa. Enfim, a apresentação dos produtos é algo de extrema importância no ramo de cafeterias, confeitarias e docerias. É importante lembrar que os clientes são atraídos pelo visual das guloseimas oferecidas nesses locais.

“No caso de tortas e doces, a qualidade consiste principalmente no sabor e na apresentação – eles devem ser gostosos e bonitos, além de muito bem apresentados em vitrines com iluminação e refrigeração apropriadas”, afirmam Paulo Lanna e Vanessa Maria Figueiredo Campos, do Curso a Distância CPT Como Fazer Tortas de Vitrine, em Livro+DVD e Online, da Área Padaria e Confeitaria.

Para aumentar ainda mais as vendas, uma boa dica é personalizar os produtos conforme as datas comemorativas – como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Halloween e Natal. Serviços sob encomenda para aniversários, bodas e casamentos também são uma boa estratégia. Alguns negócios do ramo oferecem serviços de coffee break para eventos empresariais. Outra opção são pacotes especiais, com preços promocionais para clientes vip.

Fonte: Negócio do Zero.

Confira o artigo “5 dicas para abrir a doceria dos seus sonhos” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Dicas imperdíveis para montar cafeteria, confeitaria e doceria

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Conheça as Empresas do Grupo CPT

Logo: Cursos CPT Logo: UOV Logo: CPT Softwares Logo: Aprenda Fácil Editora