Orientações para montar produção de cosméticos e perfumes orgânicos

Para montar produção de cosméticos e perfumes orgânicos, é preciso escolher uma boa localização da fábrica e providenciar a certificação dos produtos

“Notando o prejuízo causado pelo uso abusivo de algumas substâncias da indústria de cosméticos, as pessoas têm buscado por produtos naturais, que causam menor impacto à saúde e ao meio ambiente. Graças a essa nova visão dos consumidores, os cosméticos orgânicos estão em voga. Eles são eficientes, custam pouco e têm efeitos surpreendentes”, afirmam Celso Trindade e Maria Luiza Sartório, professores do Curso a Distância CPT Fabricação de Cosméticos com Plantas Medicinais, em Livro+DVD e Online, da Área Como Fazer.

O mercado mundial de cosméticos sofre mudanças contínuas devido ao comportamento dos consumidores. O mesmo tem ocorrido no Brasil, onde as pessoas têm buscado produtos produzidos nos parâmetros do sistema orgânico de produção. De 2006 até o momento, inúmeras são as empresas especializadas nesse ramo, graças a boa demanda nacional. Isso torna esse tipo de negócio promissor e lucrativo, uma excelente oportunidade para o empreendedor que busca o sucesso.

Legislação específica

No momento, não há legislação específica, mas para classificar os seus produtos como orgânicos, é preciso providenciar certificações de empresas privadas, como a francesa ECOCERT. Ela segue critérios de avaliação internacionais e já certificou 700 fabricantes do setor em todo o mundo. São considerados orgânicos os produtos com 95% de ingredientes naturais – destes, 95% devem ser orgânicos e, ao fim da produção, com adição de água, o total de ingredientes orgânicos deve ser de 10%.

Localização da empresa

A melhor opção para implantar a sua fábrica de cosméticos e perfumes orgânicos são os centros industriais para maior fluidez na distribuição. Mas é importante não estar afastado dos fornecedores de matéria-prima para facilitar todo o processo. Com isso, a empresa consegue cumprir os prazos de entrega, além de reduzir os gastos com transporte. Não se esqueça de checar a planta do imóvel na prefeitura e lembre-se de pagar todos os impostos necessários para o andamento dos negócios.

Comercialização dos produtos

Além de revender os cosméticos e perfumes orgânicos de porta em porta, é possível montar um e-commerce para a comercialização de seus produtos naturais. Se preferir, faça parcerias com salões de beleza e clínicas de estética para tornar a sua marca conhecida. Outra opção é introduzir seus produtos em farmácias e supermercados. Todas as possibilidades são válidas se você deseja expandir o seu negócio.

Divulgação da marca

Além de usar as redes sociais para a divulgação da marca dos cosméticos e perfumes orgânicos, ofereça seus produtos para serem expostos em clínicas de estética e salões de beleza. Contrate promotoras de vendas para distribuir amostras grátis da sua linha de cosméticos. Atualmente, shows, festas e micaretas são locais perfeitos para tornar a sua marca visível. Lembre-se também de participar de eventos, como feiras e congressos.

Fonte: Novo Negócio.

Confira o artigo “Dicas para fazer cosméticos naturais sem sair de casa” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.


Orientações para montar produção de cosméticos e perfumes orgânicos

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Conheça as Empresas do Grupo CPT

Logo: Cursos CPT Logo: UOV Logo: CPT Softwares Logo: Aprenda Fácil Editora