Recomendações para montar viveiro de mudas

Para montar um viveiro de mudas, é preciso conhecer a fundo as mais variadas espécies de plantas


“Para ser um viveirista bem-sucedido, é fundamental saber montar viveiro de mudas, com planejamento das instalações, dos equipamentos e dos insumos para operação do viveiro. Além disso, é importante realizar um bom estudo de mercado e conhecer a fundo todos os aspectos que envolvem esse tipo de negócio”, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Como Montar um Viveiro de Plantas Ornamentais em Livro+DVD e Online.

Se o objetivo for a implantação de um viveiro de médio porte, o faturamento pode chegar a R$ 20 mil mensais (ou mais), depende da região e do perfil dos clientes. Um dos requisitos para investir nesse tipo de negócio é apresentar habilidades na área e, assim, desenvolver competências que levem o empreendedor a uma boa rentabilidade. Conhecimentos sobre as mais variadas espécies de plantas também são essenciais nesse caso.

Quais os clientes?

No Brasil, os principais clientes são empresas (públicas ou privadas) de reflorestamento, ornamentação e jardinagem, além de pessoas – que cultivam hortas e jardins, com fins comerciais (ou não). Jardineiros e ambientalistas também procuram mudas em viveiros. Na verdade, a demanda é grande e o mercado bastante promissor a todo empreendedor que busca o sucesso. Mas é essencial desenvolver mecanismos para fidelizar os clientes. Dessa forma, as vendas permanecerão em um bom ritmo.

Como fazer a divulgação?

Para tornar o viveiro de mudas conhecido no mercado, a divulgação é uma medida indispensável. Além de aquecer as vendas, a empresa ganhará força competitiva para vencer a concorrência. Para isso, é preciso investir em outdoors, anúncios em carros de som e rádios, além de publicar propagandas em jornais, ou contratar um profissional para criar um site para expor fotos das mudas. Da mesma forma, é fundamental divulgar o negócio nas redes sociais. Na verdade, todo tipo de canal deve ser explorado.

Quantos funcionários contratar?

Ser dono de viveiro de mudas requer a realização das mais diversas tarefas e o cumprimento de inúmeras obrigações. Sendo assim, será indispensável contratar alguns funcionários. O número de profissionais a serem contratados dependerá da demanda do viveiro. Se a produção for volumosa e as vendas contínuas, o ideal são 4 pessoas bem treinadas em atendimento e experientes na área.

Como legalizar o negócio?

O melhor a fazer para legalizar o negócio é contratar um bom contador. Esse profissional ajudará o empreendedor a providenciar toda a documentação necessária para os registros da empresa, inclusive no CNAE 0122-8 (próprio para flores e plantas ornamentais). Além disso, serão necessários registro na junta comercial e inscrição no CNPJ, assim como a obtenção do alvará de funcionamento na prefeitura.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Jardinagem e Paisagismo.

Fonte: montarumnegocio.com

Recomendações para montar viveiro de mudas

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

Conheça as Empresas do Grupo CPT

Logo: Cursos CPT Logo: UOV Logo: CPT Softwares Logo: Aprenda Fácil Editora