Queijaria artesanal: estrutura e equipamentos

Queijaria artesanal: estrutura e equipamentos. Embora montar queijaria artesanal seja um bom negócio, o sucesso do empreendimento depende da qualidade do produto final.

Queijaria artesanal: estrutura e equipamentos Tanto a estrutura da queijaria artesanal como os equipamentos são determinantes para se chegar a um queijo de qualidade


"Embora montar queijaria artesanal seja um bom negócio, tendo em vista a ampliação e consolidação do mercado de queijos artesanais, o sucesso do empreendimento depende da qualidade do produto final. E tanto a estrutura como os equipamentos da fábrica são determinantes para se chegar a bons resultados", afirma Juliano Gomide Souza, professor do Curso a Distância CPT Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade e Online.

No Brasil, os maiores produtores de queijo do país são os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. Os produtos com maior demanda no mercado nacional são: queijo muçarela e queijo prato. Eles são amplamente consumidos no país, assim como o requeijão cremoso e o requeijão culinário. Mas para garantir queijos com alto padrão, alguns cuidados são estritamente necessários.

É importante ressaltar que a fiscalização das queijarias brasileiras é bastante rígida, pois a produção pode ser comprometida por agentes contaminantes, que impactam negativamente na qualidade do produto final. Por tais motivos, as fábricas de queijo artesanal devem seguir todas as recomendações legais quanto às boas práticas de higiene na fabricação de alimentos, além de obedecer ao padrão estrutural de acordo com as normas da ANVISA.

Normas da ANVISA:

->Área de 50 m² (no mínimo);->Cobertura (teto) de forro PVC;->Paredes azulejadas a 2 metros de altura (partindo da base) ou da base ao teto;->Piso (Pei-5) anticorrosivo, antiderrapante e lavável;->Distância de 50 metros de fossas ou currais (no mínimo);->Uso de panelas de aço inoxidável.

Estrutura da fábrica:

->Área para recepção do leite;->Área para fabricação dos queijos;->Câmaras de cura dos queijos;->Câmara para conservação dos queijos;->Área para embalagem e manutenção dos queijos;->Banheiros e lavabos para funcionários;->Área administrativa.

Equipamentos básicos:

->Equipamentos de limpeza (jatos de compressão e mangueiras de borracha);->Pasteurizadores (eliminam microrganismos do leite por aquecimento e resfriamento);->Freezers refrigeradores (um para o leite e outro para a manutenção dos queijos).

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Laticínios.

Fonte: franquiaempresa.com

Andréa Oliveira 13-04-2018 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.