Hotel-fazenda: seja um empreendedor de sucesso

Ser empreendedor de um hotel-fazenda é uma oportunidade única de alcançar sucesso nos negócios

Ser empreendedor de um hotel-fazenda é uma oportunidade única de alcançar sucesso nos negócios. Atualmente as pessoas que moram em grandes cidades buscam a tranquilidade do campo para o merecido descanso. Sem falar que o ambiente rural permite o contato direto do homem com a natureza. Além de ser uma forma de lazer aprazível e saudável de passar momentos inesquecíveis com família e amigos.

Entretanto, para se tornar um empresário bem-sucedido, é essencial preparo e conhecimento aprofundado tanto na gestão financeira do hotel-fazenda como no manejo ambiental. Em empreendimentos como esse, “é vital reduzir, ao máximo, os impactos ambientais em respeito à natureza”, afirma Elias Silva, professor do Curso a Distância CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, em Livro+DVD e Online, da Área Meio Ambiente.

Saiba que o mercado é bastante promissor

No Brasil, há cerca de 25 mil hotéis e pousadas, alguns localizados na cidade e outros no campo. Pesquisas recentes estimam que o número de hotéis-fazenda tende a crescer significativamente nos próximos anos, o que aumentará a renda de muitas famílias rurais, além de gerar emprego a profissionais formados ou capacitados na área de hotelaria e turismo – principalmente turismo rural e ecológico.

Segundo Fábio Morais Hosken, professor do Curso a Distância CPT Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda, em Livro+DVD e Online, da Área Turismo Rural e Ecológico, a implantação de um empreendimento de turismo rural e ecológico em uma fazenda exige do empreendedor uma série de considerações sobre o potencial da propriedade e sua capacidade de transformar os atrativos que ela oferece aos visitantes em produto turístico vendável.

Invista em uma ampla infraestrutura

Além dos apartamentos do hotel-fazenda, o empreendedor deve implantar uma lavanderia e uma área social, dividida em lobby, recepção e sanitários masculino e feminino. Em relação à área de lazer interna e interativa, além dos sanitários masculino e feminino, são necessários vestiário, piscina, quadra de esportes, salão de jogos, bar, restaurante, sala de TV e sala de estar.

Quanto à área de lazer externa, as possibilidades são inúmeras. Até mesmo um mini haras e uma mini fazenda podem ser implantados no hotel-fazenda. O importante é que os hóspedes tenham uma extensa variedade de atividades – desde pescaria e equitação até caminhada em trilhas que levam a matas e cachoeiras. Não podemos nos esquecer de atividades como arborismo, rafting, rapel, montain bike, mergulho e outras.

Contrate funcionários capacitados

Uma boa secretária/recepcionista treinada para o atendimento aos hóspedes é essencial em empreendimentos do setor hoteleiro. Funcionários com capacitação na área de governança devem ser contratados, para que todas as áreas do hotel-fazenda se mantenham organizadas e em pleno funcionamento. Quanto à administração, esta deve ser realizada por profissional especializado em gestão financeira e operacional de hotéis.

Para as atividades externas, o mais recomendado é terceirizar os serviços de profissionais especializados em equitação e turismo de aventura, além de um bom guia turístico. Para os serviços de alimentos/bebidas, é importante contratar uma boa cozinheira ou chef experiente, bem como uma auxiliar de cozinha. Sem falar do garçom, barman e uma pessoa responsável pelos serviços gerais. Todos esses serviços podem ser terceirizados.

Fonte: Novo Negócio.

Confira o artigo “Recomendações para montar haras” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.


Hotel-fazenda: seja um empreendedor de sucesso

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Conheça as Empresas do Grupo CPT

Logo: Cursos CPT Logo: UOV Logo: CPT Softwares Logo: Aprenda Fácil Editora