Dicas simples para abrir indústria de pescados

Com o processamento, agrega-se valor aos pescados que, de matéria-prima perecível, passam a ser um produto com maior vida útil e novas opções de consumo.

Com o processamento, agrega-se valor aos pescados que, de matéria-prima perecível, passam a ser um produto com maior vida útil e novas opções de consumo

Dicas simples para abrir indústria de pescados O aumento do consumo de carne branca coloca o peixe em destaque como a carne ideal.

Para abrir indústria de pescados, é necessário seguir uma série de cuidados. Funcionários capacitados, fornecedores idôneos, equipamentos de primeira linha, conhecimentos sobre legislação específica, captação de clientes, pesquisa de mercado, análise da concorrência - tudo deve ser criteriosamente analisado para ver a viabilidade do negócio em sua região. Caso contrário, a falta de preparo e de planejamento podem colocar em risco o novo negócio.

Segundo Ana Teresa Péret Dell Isola e Luciene Corrêa Lima, professoras do Curso a Distância CPT Processamento Artesanal de Pescado, disponível , o aumento do consumo de carne branca coloca o peixe em destaque como detentor da carne ideal - saudável e com baixas calorias. E, com o processamento, agrega-se valor aos pescados que, de matéria-prima perecível, passam a ser um produto com maior vida útil e novas opções de consumo.

Entretanto, para isso, todos devem seguir as boas normas de manipulação, higiene e conservação. Principalmente por se tratar de um produto de fácil contaminação. Portanto, instalações, paredes, pisos, equipamentos e utensílios devem estar impecáveis todos os dias, assim como os uniformes e calçados dos funcionários - nem é preciso falar da boa higiene pessoal. É importante ressaltar que indústrias dessa modalidade são constantemente fiscalizadas, para a manutenção da boa saúde do consumidor.

Por falar em fiscalização, a indústria de pescados deve estar de acordo com a legislação vigente - em especial, a que trata do controle sanitário a respeito das instalações e do armazenamento dos produtos. Além disso, o SIF - Serviço de Inspeção Federal sempre fiscaliza indústrias que manipulam carnes. Uma das exigências é em relação às as embalagens dos congelados. Estas devem ser identificadas com origem, tipo de corte (filés de pescado), data de embalagem e prazo de validade.

Do mesmo modo, o empreendedor ou responsável deve procurar informações, na prefeitura de seu município, sobre os parâmetros adequados às instalações físicas da indústria, assim como o Alvará de Funcionamento. Também é de fundamental importância consultar o PROCON - para adequar os produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Não se esqueça de providenciar os registros abaixo, para que sua indústria de pescados possa iniciar suas atividades:

->Registro no Sindicato Patronal;->Registro na Prefeitura do Município;->Registro na Junta Comercial;->Registro na Secretária da Receita Federal;->Registro na Secretária da Fazenda;->Registro no INSS - se não possuir CNPJ - Pessoa autônoma - Receita Federal.

Fonte: Emprega Brasil.

Andréa Oliveira 12-07-2016 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.