Dicas para iniciar uma criação de abelhas

Dicas para iniciar uma criação de abelhas. Montar um apiário sempre será um meio rentável e promissor de negócio, pois os produtos obtidos de boas colmeias alcançam alto valor no mercado consumidor.

Montar um apiário sempre será um meio rentável e promissor de negócio, pois os produtos obtidos de boas colmeias alcançam alto valor no mercado consumidor

Dicas para iniciar uma criação de abelhas A colmeia tipo Langstroth facilita o monitoramento da qualidade do mel, assim como a separação dos favos.

A criação de abelhas requer alguns conhecimentos básicos para dar início aos negócios e obter bons resultados - como boa produtividade e bom faturamento. Na verdade, montar um apiário é um meio rentável e promissor de negócio. Isso porque o mel, a própolis e - em especial a geleia real, alcançam alto valor no mercado consumidor. Além disso, com o padrão de vida mais saudável, a demanda por produtos vindos das abelhas cresce ano a ano. Não é coincidência que o número de apiários no Brasil teve um aumento bastante considerável nas últimas décadas.

Entretanto, "a rentabilidade de um empreendimento apícola depende de alguns fatores básicos, entre os quais podem ser destacados o planejamento e a instalação do apiário de forma racional, com o uso de tecnologias adequadas", afirma Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, professor especialista do Curso CPT Planejamento e Implantação de Apiário.

Em outras palavras, o planejamento adequado das instalações é fator-chave para reduzir os gastos de implantação do apiário, bem como tornar as colmeias produtivas. Por falar nisso, quais as mais comuns nos apiários brasileiros?

Alguns apicultores preferem as colmeias acopladas a árvores - no formato cilíndrico (madeira). Além de simples, elas são de baixo custo - em especial, se forem construídas com material disponível na propriedade. Em contrapartida, sua inspeção torna-se mais complicada, assim como o controle da qualidade do mel. Sem falar que a produção é baixa - até 10 kg de mel por ano.

Outros produtores de mel usam a colmeia do tipo top-bar (madeira). Lembra um cesto em cima do outro - fechado. Os custos com a construção são reduzidos, pois os materiais são obtidos na própria fazenda. Além disso, o desenho da colmeia permite fácil inspeção e controle de qualidade do mel. A produtividade desse modelo chega a 40Kg de mel por ano. Entretanto, para alcançar alta produtividade, é necessário construir 10 colmeias top-bar.

Há também apicultores que usam colmeias do tipo Langstroth. Embora tenha custos de construção mais altos, a Langstroth facilita o monitoramento da qualidade do mel, assim como a separação dos favos. Sua produtividade pode alcançar até 60 kg de mel por ano. Entretanto, para extrair os favos, o apicultor deve utilizar um extrator especial - caso contrário poderá destruí-los ou contaminá-los. Por isso, esse modelo de colmeia é mais indicado para apicultores mais experientes.

Na criação de abelhas, outro fator a ser considerado é o local de instalação das colmeias. Recomenda-se que seja em área silvestre ou rural (afastada de estradas ou locais barulhentos e poluídos), com fartura de alimento (bananeiras, laranjeiras e eucaliptos) e água em abundância (até 300 metros de distância). As colmeias devem estar distantes de indústrias de cana-de-açúcar e cachaça - caso contrário, a qualidade do mel será seriamente alterada.

Fonte: Novo Negócio.

Andréa Oliveira 30-06-2016 Agronegócio

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.